Como dessalgar a sardinha?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Em um recipiente, coloque os pedaços de carne/peixe e cubra com água fria. Deixe em geladeira por no mínimo 12 horas (o ideal são 24 horas), trocando a água de 4 em 4 horas.

Mergulhar em bastante água fria, com algumas pedrinhas de gelo e dentro da geladeira. Deve ser usada água na proporção de 2/3 de água para 1/3 de Bacalhau. Durante todo o período de dessalga, é preciso manter o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado.

É importante que a água esteja bem gelada, pois isso acelera o processo de dessalga. A água também serve para hidratar o peixe, que fica muito seco por causa do sal.

Nessa receita, o bacalhau precisa ir ao fogo com água em temperatura ambiente. Porém, é preciso esperar que ela ferva para que o sal seja removido. O processo é simples e rápido e você não perde o sabor do peixe com essa técnica.

Para dessalgar com leite, basta deixar as postas de molho no leite de 2 a 3 horas antes do preparo. Você também pode cozinhar o bacalhau direto no leite, em fogo baixo, um processo que ajuda a acelerar a dessalga. Lembre-se de escorrer o bacalhau depois, descartando o leite utilizado no processo de dessalga.

Uma dica importante: se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, deixe-o de 20 a 30 minutos de molho em leite fervente.

Use limão e vinagre para ter bons resultados
Além de serem amplamente utilizados como temperos para peixe, o limão e o vinagre são grandes candidatos a diminuir o cheiro forte.

Banhos em água com 2 a 3% de sal (20 a 30g/ litro = 20 a 30kg/1.000 litros) podem ser aplicados por 2 a 20 minutos, dependendo da tolerância da espécie de peixe a ser tratada.

Utilizar sal na água doce dos tanques de peixes é uma maneira de prevenir doenças, por ser anti-bactericida, antifúngico, além de auxiliar no transporte dos organismos aquáticos.

Indicamos no máximo 0,5 gramas de sal por litro de água por dia. Isso ajuda os peixe, plantas e bactérias nitrificantes a gradualmente se adaptarem. Quanto menor for o acréscimo do sal, menor a diferença do choque osmótico. Em caso de tratamento de doenças pode-se acrescentar 1 grama de sal por litro de água por dia.

Tire o sal da comida com acidez
O ácido, como suco de limão ou vinagre, também pode ajudar a tirar o sal da comida quando elas estão levemente exageradas. Assim como o sal, o ácido é um fator importante para o tempero.

Deixe cozinhar até a cebola ficar macia, ela vai absorver o sal durante esse tempo, depois você pode descartá-la ou usá-la no preparo de sopa, por exemplo; Adicionar suco de limão: algumas gotas de limão podem ajudar a eliminar o excesso de sal do seu feijão, graças ao ácido cítrico presente na fruta!

Além de afetar o sistema cardiovascular, o excesso de sal no organismo pode ocasionar problemas nos rins, levando ao comprometimento do órgão. A grande quantidade de sal pode provocar dificuldades de eliminação dessa substância e, consequentemente, o acúmulo no organismo, o que pode resultar em cálculos renais.

Pode ferver o bacalhau para dessalgar? Se você não sabe como dessalgar o bacalhau e está pensando em acelerar o processo, evite a tentação de ferver a água. Esse método pode comprometer a textura e o sabor do peixe, deixando-o até mesmo borrachudo. Em vez disso, sempre opte por utilizar água gelada.

Ele fica mais macio, menos seco.

Para isso, coloque as postas de bacalhau em uma bacia, encha-a de água gelada (até cobrir o peixe) e, depois, jogue a farinha de mandioca por cima. Tampe o recipiente com um plástico filme e espere 30 minutos. Nesse tempo, a farinha absorve praticamente todo o sal, deixando o peixe no ponto certo para o preparo.

E depois de dessalgado e congelado, prazo de validade de 12 meses. O Bacalhau salgado e seco deve ser guardado dentro da geladeira, e o local ideal é a gaveta de legumes e jamais dentro do freezer ou à temperatura ambiente; o bacalhau salgado e seco pode ficar na geladeira por até 3 meses.

Para que seu bacalhau fique macio e não assuma um aspecto borrachudo, não cozinhe o bacalhau em altas temperaturas. Para atingir o ponto perfeito, cozinhe o bacalhau por apenas cinco minutos em fogo médio até que comece a soltar as lascas. Depois, leve o bacalhau para o forno a 180°C e deixe por 12 minutos.

Na véspera, lave as postas de bacalhau sob água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para um refratário (ou tigela), cubra com água e deixe de molho por 24 horas na geladeira - troque a água pelo menos 5 vezes durante o processo, sempre com água fria.

O nome desse processo é osmose. Ao colocar sal na água, você torna o líquido mais salgado que a carne, forçando a água a sair. E o fluxo de água acaba levando consigo um pouco do sal preso na peça, o que acelera a dessalga. Outro fator que influencia é a temperatura: uma salmoura (água + sal) quente acelera o processo.