Como dessalgar a carne-seca bem rápido?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Coloque os pedaços de carne seca em uma panela, cubra com bastante água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, conte 10 minutos, troque a água e deixe ferver por mais 10 minutos. O processo de troca de água a cada fervura deve ser repetido mais 3 ou 4 vezes para que a carne seca fique dessalgada.

No método tradicional, o primeiro passo é transferir os cubos ou postas para uma tigela e lavar bem em água corrente. Para o molho, conte 5 xícaras (chá) de água fria para cada 500 g de carne ou peixe. Depois, deixe 24 horas na geladeira antes de cozinhar. Este outro método pula a primeira dessalga de 24 horas.

O nome desse processo é osmose. Ao colocar sal na água, você torna o líquido mais salgado que a carne, forçando a água a sair. E o fluxo de água acaba levando consigo um pouco do sal preso na peça, o que acelera a dessalga.

Ela é composta em 15% por sal. Por isso o indicado é que antes de usar esse ingrediente em suas receitas você dessalgue por pelos menos 2 horas. Isso é fundamental para aproveitar melhor o sabor e fazer deliciosas receitas com carne seca.

O método tradicional para dessalgar a carne-seca consiste em deixá-la de molho num recipiente com água por aproximadamente 24 horas.

A carne seca normalmente é feita da capa da costela ou carnes nobres e é salgada para conservar fora da geladeira. Para dessalgar, basta cortar a carne em cubos e ferver em água até 2x para retirar o sal e colocar direto no preparo da feijoada. Não passar de 5 a 10 minutos cada fervura.

Uma segunda alternativa – bem difundida entre cozinheiros experientes – é colocar batatas para cozinhar dentro da feijoada. É uma ideia inteligente, pois a água da feijoada salgada vai penetrar a batata, atravessando sua casca, e a gordura dissolvida continuará no caldo.

Ligue em fogo médio para alto e, assim que levantar fervura, conte de 15 a 20 minutos. Como tirar o sal da carne de sol sem deixar de molho!!!

Pois é, e, mesmo sendo superimportante, o sal presente na carne pode acabar estragando uma receita completa. O processo de dessalgar é essencial para manter o sabor do sal na medida certa, e nós do TudoGostoso vamos te ensinar o passo a passo dessa técnica, para você fazer em casa!

Modo de Preparo
Leve para a geladeira e deixe descansar por cerca de 20-24 horas - se desejar uma carne bem dessalgada, troque a água 1-2 vezes.

Como dessalgar carne seca com sal rápido
Leve a panela ao fogo e deixe a água ferver até formar espuma; Com o auxílio de uma colher, retire o excesso de espuma e deixe ferver por mais 5 minutos; Escorra a água da panela, passe novamente a carne em água corrente e use a carne para cozinhar.

Para dessalgar do modo tradicional, colocamos a carne em uma tigela com água gelada e deixamos na geladeira por, no mínimo 12 horas, trocando a água de 4 em 4 horas. Depois deste processo, é só deixar a carne cozinhar na pressão por aproximadamente 30 minutos.

Colocar algumas gotas de limão também pode ajudar a tirar o excesso de sal do feijão. Usado no preparo de marinadas, o limão é uma fruta cítrica que costuma combinar muito bem com qualquer tipo de proteína.

1- A feijoada pode ser consumida no mesmo dia, mas se você prepará-la um dia antes e só finalizar no dia seguinte o resultado é ainda melhor, pois ela ficará totalmente suculenta. 2- Antes de servir, não esqueça de retirar as folhas de louro que foram acrescentadas no final do preparo.

Se quiser uma feijoada um pouco mais suave adicione 1 copo de suco de laranja ao final do preparo. Para remover um pouco da gordura da feijoada, coloque 1 limão inteiro com casca com um corte em cruz dentro da panela e deixe até o final do preparo.

O vinagre age de maneira semelhante ao suco de limão para remover o excesso de sal do feijão. Para adotar essa dica, basta colocar uma colher de sopa do produto no feijão e leve para ferver novamente.

Passo a passo para dessalgar carne seca
Em pedaços muito grandes, a carne permanece muito salgada. Em seguida, coloque os pedaços de carne seca em uma tigela grande e cubra-os com água. Leve à geladeira por, pelo menos, 12 horas. Durante esse tempo, troque a água pelo menos duas vezes e mantenha no refrigerador.

Em uma tigela deixe a carne de molho em água fria, cubra com filme plástico e mantenha na geladeira. Você deve trocar a água a cada 4 horas, pelo período de 12 horas. Após, descarte essa água, coloque a carne na panela de pressão, o dobro de água e cozinhe por aproximadamente 30 – 40 minutos.

“A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga.