Como desobstruir a sonda urinária?

Perguntado por: adrumond . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Desobstrução de sonda vesical.

  1. Confirme o paciente e o procedimento a ser. ...
  2. Reúna o material e leve ao quarto do paciente;
  3. Explique o procedimento ao paciente / ...
  4. Posicione o biombo e feche a porta do quarto;
  5. Higienize as mãos;
  6. Calce as luvas de procedimento;
  7. Posicione o paciente em decúbito dorsal;

E a retirada desta sonda pode ser realizada por enfermeiro e técnico de Enfermagem após analise criteriosa do enfermeiro como parte do processo de Enfermagem respeitados os princípios técnicos, éticos e legais.

Você também pode "ordenhar" a sonda, de modo a estimular uma sucção deste muco para o interior do saco coletor. Entretanto, vale lembrar que alguns casos necessitam de troca de sonda vesical.

Quando ocorre é porque está ocorrendo alguma obstrução a passagem natural da urina pelo sistema de drenagem da sonda ou no tubo coletor. Às vezes, pode ocorrer algum problema mecânico na bolsa coletora.

Antes da alimentação, verifique a sonda de gastrostomia para certificar-se de que ela não esteja entupida nem deslocada para fora do estômago. Você pode fazer isso aspirando 5 a 10 ml de ar para uma seringa. Coloque um estetoscópio no lado esquerdo do abdome logo acima da cintura.

Não há recomendação para a troca de sonda vesical de demora com intervalo fixo. Deve ser trocada quando há: alterações clínicas do paciente, episódios de infecção, drenagem inadequada ou incrustações.

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Um erro comum que leva ao entupimento do tubo é a lavagem inadequada (ou inexistente). Quando isso ocorre, resíduos de alimentos e/ou fármacos se acumulam na sonda, levando à sua obstrução.

As pedras ou cálculos se formam devido à presença de um corpo estranho, que no caso é a sonda vesical de demora. Existem também algumas bactérias associadas à formação de cálculos vesicais, que são fragmentadoras de ureia, sendo a bactéria mais frequentemente associada à Proteus mirabilis.

Quando uma sonda estiver fora do lugar, ela deverá ser removida e inserida novamente. Se originalmente a sonda havia sido introduzida diretamente no estômago ou no intestino, será mais difícil reinserir a sonda, e ela poderá ser inserida do lado de fora do trato digestivo.

O vazamento de urina ao redor do cateter pode ser causado por obstrução ou por incompatibilidade entre a uretra e o tamanho do cateter [4].

A função da sonda vesical de demora é a de drenar a urina através dessa mangueira até o sistema coletor (bolsa). As vezes pode ter ar ou simplesmente estar cheia de urina, que vai drenando até a bolsa. Evite dobrar ou deixar a trava fechada ou demorar muito para esvaziar o coletor.

Quando passamos uma sonda, em uma pessoa sem obstrução intestinal, que entra pelo nariz e vai para o estômago é normal sair suco gástrico pela sonda.

Olá, embora não seja uma contraindicação absoluta, não recomendamos dirigir utilizando sonda vesical de demora.