Como Desmineralizar água da torneira?

Perguntado por: isilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Como obtê-la? O método mais comum para obter água desmineralizada é através de equipamentos de troca iônica. Neste procedimento, o polímero das resinas libera íons de sódio, hidrogênio ou hidroxila para associar com os cátions e ânions dessas substâncias.

Existem vários métodos de desmineralização da água, como destilação, eletrodiálise, abrandamento, troca iônica e osmose reversa, sendo os dois últimos os mais comuns.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.

A destilação térmica, ou evaporação, imita o ciclo natural da chuva para promover a dessalinização. Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso. As partículas sólidas ficarão retidas no reservatório, enquanto a água é evaporada.

Não há riscos de envenenamento, mas a água desmineralizada não hidrata como a água mineral, por exemplo. Além disso, os minerais presentes na água potável são de extrema importância para o corpo humano. Essas substâncias ajudam a manter em equilíbrio o funcionamento do corpo.

Ela é pura, mas não é indicada para consumo humano.
Se for bebida por acidente, não causará nenhum problema à saúde. Porém, justamente por não ter minerais, não hidratará nem contribuirá com o equilíbrio do funcionamento do corpo, como faz a água potável.

Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.

ATENÇÃO: Nunca utilize apenas água e muito menos água da torneira no radiador do carro! Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador.

A água da chuva não só é ácida como pode conter metais pesados (adquiridos na atmosfera). Além do mais pode conter sais minerais oriundos da própria cisterna. Seu uso deve ficar restrito às recomendações já existentes: lavagem, rega de plantas, descargas etc.

A água fervida irá superaquecer o motor e consequentemente trazer danos, como queima de junta de cabeçote e até seu empenho, e em casos mais drásticos, fazer com que o óleo e água se misturem, levando a um dano maior (pistões, anéis, bronzinas e tudo o que pode ser danificado num superaquecimento do motor).

Caso a desmineralização seja diagnosticada em qualquer grau é preciso fazer a reposição desses minerais. A melhor forma é suprir com alimentos ricos em cálcio e, se possível, aliar com uma suplementação completa.

Para tratar a água em casa e torná-la potável se pode usar vários métodos, como: fervura, filtragem ou utilização de produtos para desinfecção química, como água sanitária, pastilhas ou iodo. Além disso, deixar a água exposta à luz solar também pode ajudar, pois elimina vírus e bactérias que podem causar doenças.

Enquanto a destilação retira os sais minerais, a desmineralização remove completamente os íons de minerais. Tanto a indústria quanto os laboratórios utilizam os dois tipos, dependendo da finalidade da água.

A desmineralização é um processo marcado pela perda de cálcio e de outros minerais. Sem eles, a camada mais externa dos dentes, o esmalte, fica mais fraca. A mineralização e a desmineralização são dois processos que acontecem de forma equilibrada na boca.

A osmose reversa é o único processo que pode reduzir a maior quantidade de sólidos dissolvidos (TDS) e sais, incluindo o cloreto na água. O processo de sistemas de osmose reversa consiste em pressurizar a água através de uma membrana semipermeável para água de alta qualidade.

Etapas de Tratamento da Água
Oxidação: a primeira etapa do processo é misturar cloro na água para oxidar os metais presentes, principalmente o ferro e o manganês, que se apresentam dissolvidos na água.