Como desligar as emoções humanas?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

5 dicas de como desligar-se emocionalmente

  1. Saiba discernir “indiferença” de “independência”
  2. Conheça as suas qualidades.
  3. Identifique as suas carências emocionais.
  4. Descubra atividades prazerosas.
  5. Seja responsável pela sua felicidade.

Manter-se ocupado é um passo importante para redirecionar seu foco e distrair a mente desses sentimentos não correspondidos. Não se dê tempo para pensar nisso. Trabalhe como voluntário ou envolva-se em uma causa que seja importante para você.

5 dicas de como desligar-se emocionalmente

  1. Saiba discernir “indiferença” de “independência”
  2. Conheça as suas qualidades.
  3. Identifique as suas carências emocionais.
  4. Descubra atividades prazerosas.
  5. Seja responsável pela sua felicidade.

Desafie os seus pensamentos negativos. Mude a sua perspectiva sobre as emoções. Preocupe-se com os seus próprios problemas. Pratique a autoconsciência.
...
Repita um mantra para si mesmo.

  1. "Isso não é sobre mim."
  2. "Não preciso me agitar por conta disso."
  3. "Isso vai passar."

Embora os psicopatas mostrem uma falta específica de emoções, como ansiedade, medo e tristeza, eles podem sentir emoções como felicidade, alegria, surpresa e nojo. Assim, enquanto tendem a sofrer para reconhecer rostos amedrontados ou tristes, são menos sensíveis às ameaças e punições.

A dormência emocional costuma surgir como resultado de uma dor física ou emocional. Em uma tentativa de se proteger de futuras mágoas, não é incomum se desconectar ou ficar insensível aos sentimentos relacionados à situação.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

Reprimir sentimentos pode gerar estresse, o que acarreta em maior taxa de atividade cardiovascular, podendo impactar diretamente na pressão arterial.

Frieza ou Frio é um termo que designa pessoas que estão cientes de algo, mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoção, especialmente afeto e simpatia. Casos como esses são mais frequentes em assassinos e psicopatas.

Exercícios para assumir o controle

  1. Exercite-se com regularidade. ...
  2. Mastigue chiclete enquanto aprende algo novo. ...
  3. Medite para melhorar a memória de trabalho. ...
  4. Durma mais para consolidar memórias. ...
  5. Elimine ruídos. ...
  6. Melhore seu foco para potencializar sua memória.

Seja quieto e introvertido, mas nunca intencionalmente desagradável. Vá em frente e fique em silêncio sempre que tiver vontade, mas nunca deixe de responder — e de usar um tom de voz minimamente simpático — quando alguém falar com você.

A maior dificuldade para controlar ansiedade e emoções é que os mesmos pensamentos que desencadeiam esse tipo de reação são os que continuam a alimentando. Se você tem problemas financeiros, por exemplo, projeta cenários que pioram a situação, como “e se eu perder meu emprego?” ou “e se eu for despejado?”.

Fala e ação em desalinho: Uma característica comum a um psicopata é falar uma coisa e fazer outra. Aquilo que é veementemente afirmado, não é percebido na prática. Dificuldade em manter o combinado: O que é acordado pode até ser mantido por um tempo, porém cai por terra num curto espaço de tempo.

Psicopatas se sentem inferiores quando não podem manipular ou controlar. Eles não gostam de pessoas que podem ver através de sua loquacidade, do seu charme superficial, de suas tendências manipuladoras. Esse tipo de pessoa mais perceptiva e menos superficial costuma ser chamada de empática.

O psicopata é um indivíduo arrogante, que se considera superior e despreza o mundo e os outros. Isso significa que o psicopata odeia quando alguém temporariamente o engana ou o derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra ele.

Quais são os sinais e sintomas de estresse emocional?

  1. Agitação, frustração e mau humor em níveis exagerados;
  2. Sensação de sobrecarga, como se estivesse perdendo o controle;
  3. Falta de vontade de estar com as pessoas;
  4. Dificuldade em relaxar e sossegar a mente;
  5. Sensação de solidão, baixa autoestima.

O vazio existencial é um sentimento de apatia e desmotivação que faz com que as pessoas deixem de ver sentido nas suas vidas. Em muitos casos, é experimentado por indivíduos que sofreram acontecimentos negativamente marcantes, como uma separação ou a perda abrupta de um ente querido.

Podemos notar alguns sinais de que estamos sofrendo com bloqueios emocionais:

  1. Evitar a todo custo pessoas ou situações que exijam traquejo social;
  2. Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas;
  3. Falta de interesse;
  4. Sentir emoções negativas constantemente;
  5. Constante dificuldade para tomar decisões.

COMO SUPERAR UM BLOQUEIO MENTAL

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO.
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE.
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO.
  4. REPROGRAME SUA MENTE.
  5. ACALME SEU AMBIENTE.