Como desinflamar o tendão da perna?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Tratamentos para tendinite do tendão de aquiles

  1. repouso: para reduzir sintomas e evitar a piora da lesão;
  2. aplicação de gelo: também para reduzir sintomas e desacelerar a inflamação;
  3. medicamentos anti-inflamatórios: reduzem os sintomas, favorecendo o processo de cicatrização;

As principais são:

  1. Sempre aquecer o corpo antes de realizar alguma atividade física;
  2. Nunca esquecer de se alongar após um exercício físico;
  3. Descansar o corpo entre uma atividade e outra;
  4. Exercitar a região do tornozelo e panturrilha;
  5. Não realizar esforços além da capacidade do tendão;
  6. Respeitar os limites do seu corpo.

O principal tratamento caseiro é feito com compressa para tendinite. As compressas de gelo ajudam a aliviar a dor e a inflamação no local. Como são feitas as compressas de gelo? Você pode colocar algumas pedras de gelo em toalha fina e deixá-la repousar em cima do local afetado por até 20 minutos seguidos.

Alongamento dos braços
Mantenha a palma da mão voltada para baixo, formando um ângulo de 90° graus com a parede. Fique nessa posição por 30 segundos. Repita três vezes. Esse exercício é ótimo tanto para realizar em casa quanto no trabalho.

Na maioria dos casos, as opções de tratamento médico permitem reduzir a inflamação e o alívio da dor, embora possa demorar alguns meses para que os sintomas diminuam e a recuperação seja completa. Mesmo com tratamento precoce, a dor pode durar mais de três meses.

"As principais manifestações da tendinite são dor, inchaço local e dificuldade ou incapacidade para efetuar certos movimentos. Por exemplo, se a inflamação atinge os tendões dos dedos das mãos, a pessoa pode não conseguir escrever e digitar com facilidade ou até mesmo girar a maçaneta de uma porta.

O frio pode reduzir o inchaço e inflamação ao contrair os vasos sanguíneos (um processo denominado vasoconstrição). É geralmente recomendado que aplique gelo em lesões desportivas, tais como entorses e distensões no tornozelo ou joelho, para ajudar a reduzir o inchaço.

Em tenossinovite aguda, tendinite e peritendinite, uma injeção de DIPROSPAN Injetável poderá trazer alívio.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Inchaço na parte de trás do tornozelo ou calcanhar; Dificuldade em andar ou correr; Rigidez no tornozelo ou calcanhar; Vermelhidão na parte de trás do tornozelo ou calcanhar.

Um dos principais motivos para a dor nas pernas é o esforço excessivo ou a tensão muscular. Às vezes, as pessoas podem sobrecarregar os músculos das pernas ao praticar exercícios intensos ou ao realizar atividades físicas extenuantes.

Se localiza atrás do tornozelo e liga os músculos da panturrilha (batata da perna) ao osso do calcanhar. É comprovadamente pela biomecânica a estrutura que mais suporta força no corpo humano, recebendo grande quantidade de carga e sendo muito exigido na locomoção, atividades físicas e esportivas.

Gengibre
O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

Cúrcuma e gengibre
Os dois são aliados no processo anti-inflamatório do corpo. A dica é comprá-los em pó. A cúrcuma, por exemplo, é útil para acrescentar no arroz, frango e peixe.

A causa está no uso excessivo do tendão e na realização de movimentos repetitivos sem descanso ou alongamento.

Os tendões podem ser fortalecidos ao realizarmos treinos com um maior numero de repetições e sempre com uma carga mais baixa. E uma dica muito importante é alongamento!

  1. Deitar-se em decúbito dorsal, pressionar a parte de trás do joelho acometido para puxá-lo suavemente em direção ao tórax.
  2. Estender gentilmente o joelho para endireitar a perna.
  3. Manter o exercício por 30 segundos.
  4. Realizar 1 série de 4 repetições, 3 vezes ao dia.
  5. Repetir na outra perna.

Investir em exercícios excêntricos é a melhor saída para fortalecer os tendões. Há até um estudo apontam que agachamentos excêntricos em declive numa perna só podem até curar tendinite patelar, que atinge muitos atletas e quem pratica movimentos bruscos na hora do treino.