Como desinflamar o intestino irritável?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Tratamentos para síndrome do intestino irritável

  1. 1 – Cortar alimentos que possam desencadear uma crise. ...
  2. 2 – Enriquecer a alimentação com os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas. ...
  3. 3 – Ter hábitos alimentares controlados. ...
  4. 4 – Tomar muita água. ...
  5. 5 – Reduzir o estresse. ...
  6. 6 – Usar os medicamentos adequados.

Chá de funcho
Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

O mamão é uma das melhores frutas para promover a digestão e melhorar o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre. A camomila trata a inflamação e acalma o cólon, enquanto a hortelã permite controlar as contrações do intestino, relaxando os músculos intestinais e atenuando a dor.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

O Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®) é um dos probióticos mais estudados em SII.

A SII pode estar associada ao stress ou à dieta. Os sintomas tendem a ir e vir com o tempo, e podem durar dias, semanas ou meses. Normalmente, trata-se de uma condição para a vida que pode ter impacto na vida do doente.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

Quem tem síndrome do intestino irritável deve evitar o consumo de massas, doces e qualquer tipo de alimento à base desses ingredientes. Quando chega ao intestino, o glúten forma uma “cola” que gruda às paredes do órgão. Isso causa inflamações e dificulta a absorção de outros nutrientes.

A ansiedade, raiva, nervosismo, ira e tristeza podem ter origem no intestino, órgão classificado pelos especialistas como segundo o cérebro do corpo. Já faz algum tempo que a ciência estuda a conexão do cérebro com nosso aparelho digestivo e qual a relação deste órgão com o bem estar psíquico do ser humano.

- Alimentos ricos em fibras (em caso de prisão de ventre): farelo de trigo, ALL-Bran, Fibra Mais, semente de linhaça, aveia, pão integral, arroz integral, laranja com o bagaço, verduras, legumes, etc. - Alimentos que “prendam” o intestino (em caso de diarréia): banana, suco de maçã sem açúcar e torradas.

Quais são os 6 alimentos anti-inflamatórios para incluir na rotina?

  1. Uvas roxas. ...
  2. Frutas vermelhas. ...
  3. Brócolis. ...
  4. Ômega 3. ...
  5. Cúrcuma. ...
  6. Abacate.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa. Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral.

Mostramos 5 remédios caseiros contra o intestino irritável.

  1. Aloe vera (babosa) Aloe vera, mais conhecido como babosa, é um dos melhores remédios naturais contra o intestino irritável. ...
  2. Linhaça. Esta semente é muito eficaz contra o desconforto intestinal. ...
  3. Suco de cenoura. ...
  4. Chá de camomila. ...
  5. Maçã e mamão.

Sal e açúcar
O sal grosso tem efeito osmótico, aumentando o fluxo de água para dentro dos intestinos. Isso favorece a irritação intestinal. Da mesma forma, diminua a ingestão de açúcar, principalmente de doces muito concentrados, como brigadeiro, quindim e leite condensado.

Análises de sangue e fezes podem mostrar inflamações no corpo. Embora esses exames não revelem o que está causando a inflamação, servem como um indicador de que o médico precisa realizar outros tipos de exame para identificar a fonte da inflamação. Os exames de sangue são úteis de várias outras formas: ?

Quando procurar ajuda? Caso a constipação venha acompanhada de perda de peso, dores fortes na região do abdome e sangue nas fezes, consulte o médico.

Entre os itens ricos em FODMAPs estão maçã, manga, pera, frutas enlatadas, melancia, pêssego, alcachofra, aspargo, repolho, cebola, alho, couve-flor, cogumelos, abóbora, pimenta verde, iogurte, queijos, trigo e seus derivados.

"O iogurte caseiro com Lactobacilli foi muito eficaz no controle dos sintomas da dor abdominal e das alterações do ritmo intestinal.