Como desinflamar o cisto de Bartholin?

Perguntado por: abelem8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Para conter a inflamação, o tratamento consiste na administração de anti-inflamatórios e analgésicos, como ibuprofeno e paracetamol, se houver registro de febre. Quando for atestada a infecção (ou na persistência dos sintomas por mais de cinco dias do início do tratamento), pode-se administrar antibióticos.

O tratamento da bartolinite é feito por meio do uso de medicamentos, como antibióticos, por exemplo. Nos casos em que há formação de cistos, a bartolinite é tratada também por meio da drenagem desse cisto.

Os principais tipos de tratamento são:
Uso de anti-inflamatórios e analgésicos para alívio da dor; Realização de banhos de assento entre três a quatro vezes ao dia, com o objetivo de aliviar a dor e eliminar o pus; Drenagem cirúrgica com aplicação de anestesia local, sendo realizada uma incisão no local do cisto.

A Bartolinite pode ser prevenida através do uso de preservativo nas relações sexuais, boas práticas de higiene, evitar microtraumas locais e o uso de roupas muito apertadas.

Além disso, repouso e o uso de gelo local também é indicado (fazer períodos de gelo de no máximo 15 min para diminuir a resposta inflamatória). Com isso você vai drenando a secreção e com o tempo ela fecha sozinha!

Devido à obstrução dos ductos, o muco produzido pela glândula de Bartholin, que serviria para a lubrificação do órgão sexual feminino, se acumula dentro da própria glândula. Dessa forma, ocorre a formação de um inchaço local.

Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontaneamente ou são drenados cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Aqueles que drenam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento 48 horas após o procedimento ou mesmo antes, se o dreno cair, podem aliviar o desconforto.

Tratamento: Os banhos de assento mornos 4 vezes ao dia, por vários dias, geralmente trazem algum alívio. Eles podem ajudar a restringir a infecção e precipitar uma drenagem espontânea.

Tratamento da bartolinite
No processo inflamatório inicial da Bartolinite estão indicados antibióticos cujo uso se estende por 14 dias e que podem ser escolhidos entre Doxiciclina (100mg VO 12/12h), Ofloxacina (400mg VO 12/12h), Levofloxacina (500mg VO 12/12h) ou Metronidazol (400mg VO 12/12h).

Portanto, os cistos de Bartholin não são perigosos e, com o devido cuidado para evitar infecções, não precisam de tratamento, mas, se causarem incômodo e desconforto à paciente devido ao crescimento do cisto, parecendo um “carocinho na vulva”, podem ser drenados a partir de uma intervenção cirúrgica ou banhos de ...

Se o risco for maior para colonização de bactérias intestinais, sendo a E. coli a mais importante, é possível usar trimetoprim-sulfametoxazol ou amoxicilina- clavulanato associado a clindamicina. Além disso, é possível prescrever analgésicos orais para alívio dos sintomas.

“Não é uma região fácil de fazer compressa, então eu indico que a paciente utilize uma luva limpa. Assim, ela coloca água quente ali dentro e o dedo da luva anatomicamente consegue entrar na vagina e facilitar a drenagem do abscesso.

Em síntese, a bartolinite, também chamada de abscesso de Bartholin, é a inflamação das glândulas citadas acima. Como mencionamos, a doença pode começar por meio de um pequeno cisto, que obstrui o canal que transporta o fluido lubrificante. A infecção acontece, de fato, quando o líquido fica aprisionado no ducto.

Os abscessos de pequeno tamanho podem ser absorvidos ou drenarem para o exterior do organismo (“vir a furo”), mediante a aplicação, várias vezes por dia, de compressas quentes.

Veja a seguir quais são as recomendações mais comuns:

  • tomar mais água;
  • garantir uma boa higiene bucal;
  • fazer compressas mornas;
  • fazer massagem nas glândulas salivares;
  • consumir alimentos que aumentam a produção de saliva;
  • uso de antiinflamatórios;
  • uso de analgésicos;
  • uso de antibióticos (no caso de infecção bacteriana).