Como Desinflamar bolhas?

Perguntado por: asales . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas. Troque o curativo como necessário. Se a dor piorar e houver febre ou ocorrer vermelhidão, peça para ser examinado por um médico. Depois de limpar e proteger a bolha, não precisa esperar que cicatrize.

Caso a pele se solte e o local apresente vermelhidão, estiver quente e dolorido, é indicado procurar um médico para avaliar se é uma simples inflação ou se a lesão infeccionou. Em casos mais graves, o especialista pode indicar uma pomada de corticoide ou antibiótica.

Usar compressas frias no local das bolhas, por exemplo, acalma e muito os sintomas, reduzindo a inflamação e despigmentação.

Normalmente elas demoram de 3 a 7 dias para apresentar melhora, não deixando qualquer sequela. É importante ressaltar que queimaduras de primeiro grau não provocam bolhas na pele. Quando ocorrem queimaduras de segundo grau são formadas bolhas cheias de líquido amarelo claro.

A recuperação total geralmente ocorre em quatro semanas. Nesse período, sempre que for calçar sapatos, você pode passar vaselina no machucado, para minimizar o atrito na região, ou protegê-lo com gaze. No caso de bolhas nos pés, a principal forma de minimizar o problema é investir em calçados de boa qualidade.

Alerta: o rompimento da bolha sem assepsia multiplica o risco de infecção bacteriana secundária e não é recomendável. Complementação: As queimaduras que envolvem bolhas são classificadas como de 2º grau. Afetam a epiderme e parte da derme, formando bolhas ou flictenas.

Bolha com líquido
No entanto, se ela estiver incomodando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele. Faça isso com cuidado, não “estoure” ela, apenas faça um furinho, com uma agulha, e ajude o líquido a sair.

Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura. Durante o processo é preciso cuidar da higiene pessoal, sempre lavando as mãos com água e sabão (de preferência neutro ou antisséptico), mantendo as unhas curtas e não compartilhando roupas, lenços, lençóis ou toalhas.

Além dessas indicações, a pomada de Nebacetin também pode ser usada para prevenir infecção em cicatriz cirúrgica ou para tratar infecções da mucosa nasal, antraz ou bolhas na pele causadas pelo impetigo.

1 - Se você já tem uma bolha e não é dolorosa, basta deixá-la quieta, já que a pele serve de proteção. Ela acabará por estourar e o fluido drenará. As bolhas são geralmente causadas por fricção excessiva ao correr, primeira medida é dar apenas alguns dias de descanso.

Nebacetin contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias, principalmente as que costumam causar infecções de pele e de mucosas. Por isto, Nebacetin é eficaz para tratar e para prevenir infecções de pele e de mucosas.

Faça isso com cuidado, não “estoure” a bolha, apenas faça um pequeno furo com uma agulha e ajude o líquido a sair. Jamais remova a pele “solta” que está cobrindo a bolha. Ela é um curativo natural que ajudará a manter protegida a pele interna machucada.

A disidrose nos pés são as famosas bolhas de água. Entenda melhor como e porque essas bolhas de água se formam nos pés, além de como tratar e evitar esse problema. Com o calor chegando, é possível o surgimento da disidrose nos pés, doença bastante comum em dias quentes por causa do suor excessivo nos pés.

A presença de pus na bolha é indicativo de infecção. Sendo assim, ao observar a secreção, procure um médico para iniciar um tratamento baseado em antibióticos.

Se a bolha estourar espontaneamente, não corte a pele da bolha esvaziada. Buscar, ajuda profissional para fazer o tratamento adequado! O Pronto Socorro para Queimaduras é especialista no tratamento de queimaduras e feridas!

Faça compressas frias nas primeiras horas após sua ocorrência. Não coloque pasta de dente ou manteiga em nenhuma hipótese. Use vaselina líquida para manter a queimadura hidratada. Tome analgésico, se necessário, e use filtro solar na região nos dias seguintes.

Mesmo que a roupa da vítima tenha sido atingida pelo fogo, não devemos tentar retirá-la. Caso contrário, podemos estourar alguma bolha ou arrancar a pele que está grudada ao tecido, piorando ainda mais a lesão.