Como desinflamar a coluna lombar?

Perguntado por: lpaiva . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Gelo e compressas frias podem aliviar a dor, inchaço e inflamação. São mais efetivas nas distensões musculares, lesões articulares e outras condições como a artrite. Você pode utilizar uma sacola com gelo embrulhada em uma toalha ou pano.

Naproxeno (Flanax); Ibuprofeno (Alivium, Advil); Diclofenaco (Cataflam, Voltaren).

Relaxamento com compressas quentes
Você pode usar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Tomar um banho de água quente, deixando a água cair diretamente no local da dor, também pode ajudar.

Aqui estão alguns dos sintomas de coluna lombar inflamada que são os mais comuns:

  • Dor na região lombar que pode se espalhar para as nádegas e pernas;
  • Rigidez na região lombar;
  • Dificuldade em se mover ou ficar em pé;
  • Sensação de formigamento ou dormência nas pernas;
  • Fraqueza muscular nas pernas.

Quando a coluna lombar está inflamada, os sintomas incluem dor localizada na parte inferior da coluna vertebral, rigidez, dificuldade para se dobrar, amplitude de movimento limitada na área afetada e sensibilidade articular.

A fisioterapia e uso de medicações, como analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides, corticoides e imunossupressores, são recomendados para o tratamento da condição. A cirurgia pode ser pensada em casos mais avançados.

A crise de dor lombar costuma variar de tempo e intensidade. A dor lombar aguda pode durar de quatro a seis semanas, enquanto a crônica pode durar a vida inteira.

Tratamento da dor e inflamação

  1. Terapia quente.
  2. Terapia fria.
  3. Estímulo elétrico.
  4. Tração.
  5. Massagem.
  6. Acupuntura.

Alguns deles são: Tramadol, Codeína e Bopremorfina. Agora, com dores nas costas muito intensas, o ortopedista especialista em coluna pode optar por remédios como a Morfina e a Oxicodona.

A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco. O objetivo da injeção epidural é aliviar a dor e, ás vezes, algumas infiltrações são suficientes.

Se alguns desses sintomas aparecerem e persistirem, é aconselhável procurar um médico para determinar se a lombalgia esconde algum problema mais grave: Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado.

Veja abaixo alguns hábitos e remédios naturais para reduzir os danos da dor no nervo ciático: Alongamentos e massagens. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce.

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.

A posição fetal diminui a tensão do disco, abre o espaço entre as vértebras da coluna vertebral e impede que a coluna se curve para trás. Isso é benéfico para aqueles com hérnia de disco, já que a hérnia se refere a discos da coluna vertebral excessivamente empurrados para fora de seus espaços.