Como desinchar pelo encravado?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A principal dica de prática que pode ser feita em casa, sem acompanhamento de dermatologista, de como desinflamar pelo encravado é o uso de compressas de água morna ou soro em cima do local inflamado³. Isso vai ajudar a atenuar as lesões existentes.

Neste caso a Pomada Minancora pode ser usada para o tratamento em conjunto a hábitos que ajudem a evitar que o pelo encrave. Para ajudar nesse processo, utilize a pomada na região 1 a 2 vezes por dia.

Quando o problema se agrava, há risco da condição passar para uma infecção chamada foliculite. Essa inflamação ocorre no folículo piloso, uma estrutura dérmica que envolve o pelo e, dependendo da gravidade, pode causar perda permanente do fio ou cicatrizes.

Aplique um hidratante não oleoso para ajudar na pele seca e remova qualquer célula morta. Se você vir que o pelo ultrapassou a pele, tente puxar com uma pinça esterilizada. Veja um dermatologista para obter uma prescrição de antibiótico se algum pelo encravado ficar infectado.

A maneira mais simples de tratar um pelo encravado é não tentar espremer ou cutucar o local, pois isso pode causar irritação e uma inflamação mais grave.

Polvilhe amido de milho sobre o local do pelo encravado e deixe por 20 minutos; Coloque pasta de amendoim sobre o cabelo encravado e deixe por 10 minutos. Deve ser feito todos os dias até que não seja mais necessário.

Cetoconazol 20mg + Dipropionato de Betametasona 0,64mg + Sulfato de Neomicina 2,5mg Medley Pomada com 30g | Droga Raia.

Quando o pelo encrava, forma-se um carocinho que costuma ser mais avermelhado, com aparência que pode lembrar uma espinha até. Ele pode coçar, causar desconforto e dor. Pelos encravados podem ocorrer em homens e mulheres, em qualquer região que tenha pelos.

A foliculite que não desaparece espontaneamente após espera de várias semanas também deve ser tratada. A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

A médica explica que arrancar os pelos com cera fria ou quente causa mais pelos encravados do que a lâmina ou o creme depilatório. Por isso, ela recomenda evitar a depilação ou aumentar o intervalo entre as sessões. A lâmina usada incorretamente pode piorar o quadro principalmente no caso de virilha e barba.

A foliculite é um processo inflamatório do folículo piloso (estrutura da pele responsável por produzir o pelo), que pode ter diferentes causas. Já o pelo encravado pode estar associado a ela ou apresentar causas próprias.

Os pelos encravados geralmente desaparecem sem tratamento. Mas há algumas coisas que pode fazer para se sentir mais confortável até que melhorem. “Compressas quentes são úteis e calmantes”, aconselha a ginecologista. Alguns dos seus pacientes gostam de fazer compressas à base de água morna e sal.

E quais são os sintomas do cisto pilonidal?

  1. Febre;
  2. Desconforto ou dor na região interglútea;
  3. Calor local;
  4. Edema;
  5. Vermelhidão;
  6. Dificuldade para sentar;
  7. Aumento do volume na região.

Furúnculos: abscessos de pele que se formam ao redor de folículos pilosos. Carbúnculos: mais de um furúnculo, unidos mais profundamente na pele.

O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento da foliculite.

O pelo encravado surge quando não encontra a saída do folículo piloso ou não consegue romper a camada de queratina que se forma sobre a epiderme, provocando uma reação inflamatória do organismo.