Como desinchar o joelho mais rápido?

Perguntado por: acunha6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Gelo: Aplique gelo em seu joelho inchado durante 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia. Isso ajudará a reduzir a inflamação e dor.

O joelho inchado, ou edema, ocorre quando há o acúmulo de líquido sinovial, sangue ou pus na região. Esses acúmulos tornam a articulação mais rígida e, normalmente, o indivíduo sente dificuldade em movimentá-la.

Compressas de gelo aplicadas no joelho podem reduzir a dor e o inchaço. O resfriamento dos tecidos com gelo reduz o fluxo sanguíneo na área onde ele é aplicado. As compressas de gelo, além de diminuir a dor, ajudam a acelerar a cicatrização de um joelho lesionado ou recém-operado.

Compressas de gelo por 30 minutos a cada hora no primeiro dia - e a cada três horas nos dias subseqüentes - também são recomendadas e, para evitar queimadura, você deve enrolar o gelo em um pano úmido.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Atividades físicas ajudam a desinchar. A malhação estimula a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas. A planta bastante comum é usada por sua poderosa ação diurética e depurativa.

4- Tratamento caseiro
Em outros casos, o médico pode indicar tratamento caseiro para água no joelho, que consiste na aplicação de uma bolsa de gelo sobre a articulação inchada de 3 a 4 vezes por dia. É importante deixar a bolsa atuar por 15 a 20 minutos em cada aplicação.

O joelho inchado, que os médicos denominam como derrame articular, é um problema que pode atingir pessoas de várias faixas etárias. Essa “água” dentro do joelho pode ser o próprio líquido sinovial, mas também sangue ou pus. O excesso desse líquido é o que provoca o inchaço dentro da articulação e nos tecidos ao redor.

O tratamento da inflamação no joelho é dirigido ao tratamento da causa da inflamação. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. Tratamentos conservadores costumam ser feitos com medicamentos anti-inflamatórios, repouso, compressas de gelo, elevação do joelho inflamado e sessões de fisioterapia.

Repouso e gelo na região são os primeiros tratamentos que podem ser feitos. Se a dor persistir, é preciso buscar auxílio médico para encontrar o melhor tratamento. O especialista pode indicar remédios analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia e a punção articular (procedimento simples para a retirada do líquido).

O ideal é que as compressas quentes sejam aplicadas sob orientação de um médico ortopedista especialista em joelho. A temperatura da compressa quente deve variar de 38 a 45 graus para fazer o efeito desejado. O tempo de aplicação não deve passar de 15 minutos.

A crioterapia, que é o uso do gelo no tratamento terapêutico, geralmente é feito com o uso da bolsa de gelo de 20 a 25 minutos e sempre lembrando de proteger a região abaixo para evitar alguma queimadura.

"O gelo é um potente anti-inflamatório, é vasoconstritor e analgésico. Quando em contato com a pele, seja através de água gelada ou recipiente com gelo mesmo, há uma redução dos poros imediata por contração. Em pacientes que têm a pele muito reativa e sensível há uma vasoconstrição, diminuindo a vermelhidão."

Existem algumas precauções que devem ser adotadas quando da utilização de gelo, como evitar regiões com grandes nervos superficiais (por exemplo, no lado externo do joelho junto à cabeça do osso da fíbula), regiões sensíveis como extremidades de mãos e pés, e nunca dormir com uma bolsa de gelo junto a qualquer parte do ...

O tempo de resfriamento deve ser o mínimo necessário até que se atinja uma dormência da pele. Assim, um protocolo para o quadril ou joelho pode se iniciar com 10 minutos de gelo, seguido por 20 minutos de calor e novamente mais 10 minutos de gelo.

Em lesões parciais, a situação pode ser menos exuberante, com menos dor e sem inchaço, podendo até conseguir continuar a atividade esportiva por mais algum período, porém isto é pouco frequente. Após algumas semanas, o joelho volta ao normal, deixa de ficar inchado, e geralmente o paciente consegue andar e correr.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.