Como desinchar o cisto de Bartholin?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Tratamento: Os banhos de assento mornos 4 vezes ao dia, por vários dias, geralmente trazem algum alívio. Eles podem ajudar a restringir a infecção e precipitar uma drenagem espontânea.

Mas o cisto de Bartholin, assim como a bartolinite, não são inimigos da mulher nesse sentido. “Porém, se as bactérias que causaram o quadro alcançam o sistema reprodutor, podem provocar infecções como a endometrite, que afeta o útero, ou a salpingite, que inflama as trompas.

coli a mais importante, é possível usar trimetoprim-sulfametoxazol ou amoxicilina- clavulanato associado a clindamicina. Além disso, é possível prescrever analgésicos orais para alívio dos sintomas. Caso haja abscesso no local, sua drenagem deve ser feita obrigatoriamente.

O tratamento da bartolinite depende da gravidade dos sintomas e da presença ou ausência de infecção. Os casos leves, medidas conservadoras, como banhos de assento mornos e compressas quentes, podem ajudar a aliviar os sintomas e promover a drenagem do fluido.

Quais são os medicamentos mais comuns para o tratamento de cistos sebáceos?

  • Prednisona.
  • Prednisolona;
  • Dipropionato de Betametasona.

Para conter a inflamação, o tratamento consiste na administração de anti-inflamatórios e analgésicos, como ibuprofeno e paracetamol, se houver registro de febre. Quando for atestada a infecção (ou na persistência dos sintomas por mais de cinco dias do início do tratamento), pode-se administrar antibióticos.

O tratamento da Bartolinite é realizado por drenagem do abscesso prescrição de antibióticos e medicações analgésicas. Ah, vale dizer também que a glândula de Bartholin somente é retirada quando a paciente tem um cisto de Bartholin persistente, sem infecção.

Banhos de assento: essa opção é indicada para casos onde o abscesso ainda é pequeno e pouco doloroso. Dessa forma, deve ter duração de 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Esse procedimento é indicado para essa fase da doença porque ajuda na drenagem espontânea da purulência.

Além da dor intensa, outros sintomas de bartolinite incluem:

  1. inchaço na vulva;
  2. vermelhidão;
  3. formação de pus no local.

Marsupialização: trata-se de um procedimento cirúrgico no qual é realizada a abertura do cisto e as bordas da lesão são unidas à pele, evitando que novos cistos se formem. É mais indicado em casos de cistos recorrentes; Bartolinectomia: consiste em uma cirurgia para remoção completa da glândula de Bartholin.

Quando o ducto é obstruído nas glândulas de Bartholin, existe a formação de um cisto, chamado de cisto de Bartholin, que muitas vezes é assintomático, mas eventualmente pode causar algum desconforto ou dor ao sentar ou durante as relações sexuais¹.

A principal diferença entre cisto de Bartholin e bartolinite é que o primeiro é um cisto cheio de líquido, enquanto o segundo é uma inflamação causada pela infecção do cisto. Além disso, o cisto de Bartholin geralmente não causa muita dor, mas a bartolinite pode ser muito dolorosa e requer tratamento imediato.

Como usar. A dose recomendada é de 600 mg, 3 ou 4 vezes ao dia. A dose deste medicamento deve ser adequada a cada caso clínico, e pode ser diminuída ou aumentada a partir da dose inicial sugerida, dependendo da gravidade dos sintomas. A dose de tratamento deverá ser decisão do seu médico.

Em média, as pacientes podem precisar de cerca de 7 a 14 dias de repouso para se recuperar completamente, utilizar roupas fechadas e retornar às atividades cotidianas.

Além disso, a bartolinite também pode surgir associada a DTS´s, já que alguns microorganismos, como os que causam a gonorreia e a clamídia também podem ser responsáveis pela formação do abcesso característico da bartolinite.

Usar pomada, creme ou gel. Quando ocorre a inflamação por causa do pelo encravado, o dermatologista pode prescrever o uso de pomada, loção ou gel com antibióticos… Esses medicamentos ajudam a combater as bactérias e melhorar possíveis sintomas, como coceira e dor no local.

Ah, e cuidado para não confundir espinha com Bartolinite! “A espinha é uma inflamação da pele, enquanto a Bartolinite é uma infecção da glândula de Bartholin, localizada na vulva”, alerta a médica.

A melhor coisa a se fazer no caso de uma inflamação é a aplicação de compressas de água quente que podem ajudar a diminuir a dor e reduzir o conteúdo do cisto.

Uma boa ação é colocar gelo na região do cisto e manter o gelo no local por pelo menos 30 minutos, fazendo a aplicação diversas vezes ao dia. O gelo causa vasoconstrição, ou seja, diminui o inchaço e com isso, ajuda a melhorar a dor local.

Cirurgia é a única opção
A única opção de tratamento do cisto pilonidal é a cirurgia. Há dois tipos de procedimento. O primeiro é a retirada do cisto, deixando aberto o local onde ele foi retirado, podendo levar, em média, seis meses até a completa cicatrização.