Como desinchar madeira que molhou?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

É possível amenizar a situação. Basta usar um esfregão seco, um pano ou papel absorvente para retirar a água o mais rápido possível. Outra dica é colocar um ventilador ao lado da estrutura. Isso fará com que o ar se movimente sobre as placas e ajudará na remoção da umidade.

Mas hoje já existe um MDF chamado de ultra, que tem o miolo verde e é mais resistente à água, e consegue suportar a umidade ou até molhar. É o mais usado para ambientes molhados.

MDF e aglomerados são resistente à água
O que acontece é que, quando molhadas, as fibras de madeira absorvem umidade e incham, independentemente de se tratar de MDF, aglomerado ou compensado. Essa umidade também favorece o aparecimento de fungos e outras questões que acabam degradando a peça.

O ideal é secar a madeira em um local seco, fresco e bem ventilado. Locais mais úmidos e quentes aumentarão o tempo de secagem necessário. A madeira pode secar ao ar livre ou em ambientes fechados. No segundo caso, considere colocar um ventilador no cômodo para aumentar a circulação de ar e a velocidade do processo.

De modo geral, o empenamento da madeira acontece como resultado das constantes variações de umidade e temperatura, que causam encolhimentos e dilatações nas superfícies e afetam o acabamento e os pontos de encaixe das peças.

Basta usar um esfregão seco, um pano ou papel absorvente para retirar a água o mais rápido possível. Outra dica é colocar um ventilador ao lado da estrutura. Isso fará com que o ar se movimente sobre as placas e ajudará na remoção da umidade. Para esse fim, secadores de cabelo também ajudam nessa hora.

Pelo processo tradicional ela leva entre um ano e meio/dois anos para secar. Pelo processo de secagem à transição vítrea, o período cai para 15 / 20 dias. Os métodos de secagem de madeira até então eram realizados de duas formas: natural ou ao ar livre e artificial ou industrial.

Um dos melhores e mais comuns acabamentos para madeira resistente à água é o verniz à base de óleo, pois garante maior impermeabilidade e maior durabilidade à madeira. O verniz cria uma espécie de “capa protetora à madeira” e impede as ações de intempéries e a penetração de água.

A fibra da madeira está ávida por umidade, absorvendo-a rapidamente. Saturada, deixa a umidade passar para a fibra ao lado, por osmose. Assim, o MDF incha, e muito, chegando a dobrar de espessura, dependendo da severidade do contato com a umidade.

Constituídos por fibras de madeira aglutinadas com resinas de melamina-ureia-formaldeído (MUF), os painéis de MDF hidrófugo, mantêm as suas caraterísticas físico-mecânicas se aplicados em ambiente interior húmido.

Estamos falando daquela limpeza mais leve, feita todos os dias para que o móvel de MDF não acumule poeira. Nesse caso, o recomendado é que seja utilizado um pano seco e nada mais. Caso o móvel esteja engordurado, o ideal é limpá-lo com um pano úmido.

Jamais utilize agentes abrasivos e produtos multiuso. Não use álcool gel, apenas álcool líquido 70! O álcool gel deve ser evitado porque pode causar manchas na superfície do seu MDF BP.

três horas

Espere o tempo de secagem de três horas e, em seguida, aplique uma segunda demão. E para deixar a pintura com um aspecto mais forte, invista em uma terceira camada. Após aplicar cada camada de tinta, você pode passar um rolinho de espuma sobre a peça para remover as marcas das cerdas do pincel.

Mantenha o MDF longe da água
Apesar de existir um modelo de MDF específico para ambientes úmidos, nenhum tipo de MDF possui resistência à imersão em água, pois, quando isso acontece, o material estufa e esse processo é irreversível.