Como desinchar hemorroida caseiro?

Perguntado por: ncustodio7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Banho de assento com água morna e plantas medicinais: acrescente água em temperatura morna a uma bacia, e mantenha-se assentado durante 20 minutos. A água morna ajudará a aliviar o inchaço e a dor.

Trata-se com dieta rica em fibras e muito líquidos , diminuir a pimenta e temperos, pomadas, remédio oral, anti-inflamatório, analgésico, gelo e repouso.

Tratamento das hemorroidas
Também é indicado aumentar a ingestão de água, evitar papel higiênico e fazer higiene com ducha ou banho. Outras dicas incluem não fazer esforço ao evacuar, não permanecer muito tempo no vaso sanitário e aplicar cremes e pomadas no local.

Não existe nenhum estudo científico que prove que, bicarbonato, caule de bananeira, vinagre de maçã, limão, dentre outros que vemos na internet ajude a curar hemorroida. Muito pelo contrário, aplicar qualquer substância desconhecida no ânus já inflamado pode piorar a região que já está muito sensível.

Durante quanto tempo? Em caso de crise ligeira e controlada a partir dos primeiros sinais, dura geralmente 5 a 6 dias(3).

Isso costuma ser feito por 3 a 10 minutos. Já aplicação de gelo no ânus – inclusive para hemorroida – é uma compressa fria, em que se utiliza um cubo de gelo, dentro de saco plástico, aplicada por 3 a 5 minutos.

A hemorroida que “sai para fora” do ânus, em forma de um caroço enrijecido nada mais é do que a veia hemorroidária inchada. E isso acontece, normalmente, durante as crises, que podem ser muito incômodas e dolorosas para o paciente.

Assim, empurrar a hemorroida externa para dentro do canal anal não é aconselhável, já que o ambiente interno é hostil para ela. É por isso que, em muitos casos, o paciente pode empurrar a hemorroida para dentro do canal anal e mesmo assim ela volta para fora.

Dependendo do volume das hemorroidas e por esforço para evacuar, os mamilos hemorroidarios se exteriorizam para fora do ânus. Em geral, retornam espontaneamente para dentro do canal anal. Porém, quando são muito grandes, há necessidade redução digital, ou seja, empurrar a hemorroida para dentro do canal anal.

Fazer um banho de assento de 15 a 20 minutos várias vezes ao dia pode aliviar muito o inchaço e a dor. Algumas ervas medicinais podem ser usadas na água morna como camomila, lavanda e arnica. Deve-se dispensar a água utilizada em cada banho. Deve-se lavar a região anal após as evacuações.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Se a hemorroida não for grave, pode ser tratada com medidas como com a ingestão de bastante água, alimentação rica em fibras, bem como evitando fazer esforços. Entretanto, é sempre indicado consultar um médico para ter certeza da gravidade da sua hemorroida e o melhor tratamento.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
As fezes têm um pH perto do neutro, mas quando os alimentos tornam esse pH mais ácido, a acidez pode irritar a região do ânus e do reto, piorando as hemorroidas e seus sintomas“, afirma a clínica médica Sarina Occhipinti Magalhães.

Tratar hemorróida em casa: o que devo fazer
O tratamento caseiro consiste, basicamente, em repouso e banhos mornos diários de assento com chás como tanchagem, folha de algodão, hamamélis ou outros recomendados pelo seu médico.