Como desinchar as conchas nasais?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Use umidificadores e inaladores de ar. Uma das medidas mais efetivas para eliminar a congestão nasal e reduzir o ar seco, em ambientes privados, é investir em umidificadores de ar. Esses aparelhos ajudam a regular a umidade e trazem mais alívio para quem está com o nariz congestionado.

Radiofrequência: Nesse procedimento, uma sonda de radiofrequência é usada para reduzir o tamanho dos cornetos por meio de cauterização ou ablação do tecido excessivo. Crioterapia: Também conhecida como criocirurgia, envolve o congelamento dos cornetos para reduzir seu tamanho.

A inflamação faz a mucosa do nariz inchar e criar mais fluido (muco) do que o habitual. Há várias causas possíveis para esta condição, incluindo infecções virais, poeira, alguns medicamentos, alguns distúrbios hormonais e as mudanças do tempo.

As recomendações para eliminar a congestão nasal são:

  1. Procure um otorrinolaringologista;
  2. Evite o ar-condicionado;
  3. Use umidificadores e inaladores de ar;
  4. Beba bastante água;
  5. Lave o nariz com solução fisiológica;
  6. Faça compressas quentes;
  7. Experimente a técnica da acupressão.

Lavar constantemente o nariz com soro fisiológico e tomar algum anti-inflamatório prescrito pelo seu médico também podem ser bons aliados na redução do edema e cicatrização do nariz.

O septo é a cartilagem que divide o nariz em duas narinas. A maioria dos pacientes pode ir para casa no dia da cirurgia. O inchaço pode durar de dois a três dias, mas a recuperação total pode levar até três meses.

O spray nasal Avamys é indicado para o tratamento dos sintomas nasais em adultos e adolescentes (a partir de 12 anos de idade), como rinorreia (secreção nasal), congestão (nariz entupido), prurido (coceira no nariz) e espirros.

Os principais sintomas da hipertrofia de cornetos são:

  • Pigarro;
  • Boca seca;
  • Obstrução nasal;
  • Ronco em excesso;
  • Secreção excessiva;
  • Episódios recorrentes de crises alérgicas.

Atualmente estão disponíveis comercialmente no Brasil sete componentes: acetonido de triancinolona, budesonida, dipropionato de beclometasona, ciclesonida, propionato de fluticasona, furoato de mometasona e furoato de fluticasona.

Se o procedimento for feito sem um plano de saúde, ele é influenciado pela extensão dos procedimentos necessários bem como se esta ou não associado a outras cirurgias — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, os custos variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, em média.

Existem opções seguras para esses públicos, como a bilastina para uso pediátrico e a levocetirizina para gestantes. Para as demais pessoas, outras possibilidades são loratadina, desloratadina, fexofenadina e fexofenadina.

Assim como o vapor da água, o aroma de chás expectorantes também ajuda a amenizar os sintomas da sinusite. A inalação pode ser feita com infusões de ingredientes como alecrim, cebola e folhas de eucalipto. A sinusite costuma deixar o rosto inchado por causa do acúmulo de secreção.

A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.

Os GCC intranasais mais potentes são o furoato de mometasona, o furoato de fluticasona e o propionato de fluticasona20.

Se a congestão nasal for um sintoma da rinite alérgica, uma opção de tratamento é o antialérgico Allegra®. Allegra® tem cloridrato de fexofenadina, um anti-histamínico da 2ª geração, que é mais moderno e que não dá sono¹, além de ter rápida ação nos sintomas da rinite alérgica¹.

Existem formas simples por exemplo usando compressas e recebendo drenagem linfática facial, por exemplo. Como vimos acima, as melhores formas de se cuidar após a cirurgia no nariz, é repousando, recebendo drenagem linfática facial, se deitando com a cabeça erguida e aplicando compressas frias na região.

Faça movimentos precisos e constantes por cerca de 10 minutos. Depois, com os dedos em formato de pinça, puxe o nariz para a frente e permaneça nessa posição por 5 minutos. Por fim, pegue duas pedras de gelo e coloque uma de cada lado do nariz, permanecendo assim até que você comece a sentir uma leve dormência.

O correto é inclinar a cabeça para frente e, se possível, comprimir as duas narinas por 15 minutos e fazer compressa de gelo”, alertou. Outra orientação importante é respirar pela boca enquanto durar a compressão e ficar sentado, mantendo a cabeça numa posição mais alta do que o resto do corpo.

Descongestionantes: Medicamentos que reduzem a congestão e a sensação de obstrução nasal podem ajudar a aliviar o inchaço e os sintomas associados. Analgésicos: Inchaço e dor geralmente andam de mãos dadas. Seu médico pode prescrever analgésicos de venda livre para combater esses sintomas de nariz inchado.

Os distúrbios que causam inchaço das membranas do nariz, tal como a rinite alérgica ou infecções respiratórias por vírus são a causa mais comum porque o inchaço evita que o fluido drene normalmente. Um septo nasal desviado ou outra obstrução do nariz pode prender o fluido em um seio.