Como desinchar a barriga depois da cirurgia de vesícula?

Perguntado por: rdorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O médico aponta algumas alternativas práticas e fáceis para desinchar após cirurgia, tais como a elevação da região operada, quando possível. “Outras opções possíveis são: utilização de compressas frias, compressão elástica (faixas, luvas ou meias elásticas), ou ainda drenagem manual”, recomenda.

Tome água e chás diuréticos
Além disso, alguns chás têm efeito diurético. Entre os exemplos estão os de salsinha, cavalinha, hibisco, cabelo de milho e gengibre. Porém, é importante tomá-los sem adoçar e principalmente evitar bebidas como refrigerantes e café.

Recuperação após a cirurgia de vesícula
Após a cirurgia para retirada da vesícula, o paciente poderá voltar ao trabalho, a dirigir e a fazer exercícios leves dentro de 1 semana, no caso de cirurgia por laparoscopia ou após 2 semanas, no caso da cirurgia convencional.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.

Não é recomendado fazer esforço demasiado, bem como levantar peso. No caso da cirurgia convencional, o repouso deve ser mais longo, cerca de duas semanas. Depois de três ou mais dias, o paciente pode fazer pequenas caminhadas dentro de casa, mas deve ficar atento aos sinais de seu corpo.

Como evitar a retenção de líquidos no pós-cirúrgico

  1. Hidratação. Água é o remédio mais básico de todos, mas o mais certeiro: beba muita água. ...
  2. Evite sal. É uma das feras negras da retenção de líquidos. ...
  3. Evite o açúcar. ...
  4. Comer uma dieta variada e rica em proteínas. ...
  5. Exercício. ...
  6. Use a cinta compressora. ...
  7. Faça drenagem linfática.

O médico aponta algumas alternativas práticas e fáceis para desinchar após cirurgia, tais como a elevação da região operada, quando possível. “Outras opções possíveis são: utilização de compressas frias, compressão elástica (faixas, luvas ou meias elásticas), ou ainda drenagem manual”, recomenda.

Ótimos para combater o inchaço e a retenção de líquido, alguns chás têm poderes anti-inflamatórios e antioxidantes

  • Chá de hibisco. Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de cavalinha. ...
  • Chá de casca de abacaxi.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os principais sintomas são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Mantenha um peso saudável
Pergunte ao seu médico quais tipos de alimentos você deve ingerir. Não force quando tiver evacuação. Tome um amaciador de movimento intestinal sem receita e beba bastante água. Ao tossir, segure um travesseiro contra a incisão para evitar tensão.

Após a cirurgia de retirada da vesícula deve-se evitar: carnes vermelhas, bacon, tripas, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, carne enlatada, peixes enlatados em óleo, leite e derivados integrais, requeijão, manteiga, chocolate, côco, amendoim, sorvete, bolos, pizza, sanduíches de fast foods, frituras ...

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.