Como desidratar coentro fresco?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.

Coloque as ervas na assadeira em uma única camada.
Não deixe nenhuma folha sobrepondo ou tocando as outras, pois elas podem não desidratar uniformemente. Se for o caso, a fornada inteira pode estragar, pois os centros das folhas ficarão queimados se você tentar terminar de desidratar as bordas que ainda estão úmidas.

Instruções

  1. Lave bem o coentro para retirar terra, bichinhos e possíveis bactérias.
  2. Retire toda a umidade possível do coentro. ...
  3. Forre a parte de baixo do pote de sua escolha com um pano limpo ou com uma folha de papel toalha. ...
  4. Armazene o pote fechado na gaveta da geladeira, de preferência, por até 3 semanas.

Limpe bem a erva, colocando as suas folhas sobre um coador e colocando sobre água corrente por alguns segundos. De seguida, cubra as folhas de coentro com papel de cozinha, pressionando para expulsar o ar. Coloque o coentro embalado dentro de um pote de vidro ou plástico tampado para que não entre em contacto com o ar.

Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.

Escolha os ramos de coentro e lave bem. Depois seque e separe só as folhinhas e os galhos mais tenros. Em cima de um prato coloque duas folhas de papel toalha e por cima distribua o coentro. Leve ao forno de microondas em potência alta por cerca de 2 minutos (se precisar coloque um pouquinho mais).

Benefícios: Previne diabetes e colesterol. O coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. Possui também antioxidantes, vitaminas, óleos essenciais e fibra alimentar, que atuam na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim) e contribuem para elevar os níveis do bom colesterol (HDL).

No caso do cheiro verde, a melhor forma é fazer tudo isso, e depois de bem seco picar tudo muito bem, colocar num recipiente hermeticamente fechado ou embalagem a vácuo e levar para o congelador, dessa forma vai ficar muito tempo preservado e na hora de usar é só tirar e aplicar nas receitas.

Melhores espécies para arranjos secos
A dica da profissional é investir em rosas, proteas, craspedias, eucaliptos, latânias e antúrios. "As sempre-vivas, como a estátice e a limonium, também são ótimas opções, pois elas preservam muito bem a cor."

“Ele dura a vida toda. A questão é a cor. A gente não controla a natureza, então mesmo desidratada ela tem seu processo de decomposição, no qual as plantas vão perdendo a cor”.

As espécies mais indicadas para este tipo de secagem são as gramíneas. É importante, porém, que as plantas não fiquem amontoadas, para que o ar possa circular bem entre as pétalas e folhas.

Congelar o coentro é uma boa opção para conserva-lo por mais tempo, mas você deve fazer da maneira correta para que não o estrague ao congelar e descongelar. Guardá-lo embalado à vácuo dentro do congelador não costuma ser suficiente para que o processo de descongelamento dê certo.

O coentro em pó são as sementes de coentro secas e moídas. Possui um aroma característico e um leve sabor de limão, não possuindo o sabor forte característico das folhas, sendo bem mais leve e suave.

Com o que combina: refrescante, doce e picante, o coentro é empregado para dar o toque final em pratos com pescados, aves, arroz e também em massas, molhos e saladas. Seus talos aromatizam ensopados com legumes e feijões.

Onde usar coentro? Já que ele aromatiza com a maior classe, considere incluir em conservas, tipo picles.