Como desestressar um peixe betta?

Perguntado por: oassis5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A escolha de um lugar apropriado para o aquário também é muito importante a fim de afastar o estresse. O local ideal para deixar o recipiente é sobre uma superfície firme em ambiente tranquilo, de preferência afastado de equipamentos barulhentos, como rádio e televisão.

Os estressores químicos têm relação com os fatores da água, como a presença de algum poluente, baixo nível de oxigênio, pH, cloro, etc. Dependendo da concentração de alguma substância ou alteração de um parâmetro da água, o estresse pode ser tão grande que pode levar nossos peixes à morte em poucos minutos.

Peixes ficam muito agitados na hora de captura. É normal, por causa da “canseira” que sofrem. Luz muito forte ou grande claridade incidindo sobre espécies que gostam de locais sombrios, tendem também a gerar essa postura estressante por exemplo em cascudos em geral, lábeos, dojôs, peixes albinos, entre outros.

Como saber se um peixe betta está doente?

  1. mudanças na coloração (desbotamento);
  2. barbatanas corroídas;
  3. manchas pelo corpo;
  4. feridas pelo corpo;
  5. mudanças de comportamento (em especial, letargia);
  6. peixe betta doente não come;
  7. alterações no padrão do nado,
  8. peixe se coçando nas superfícies.

Pela noite, o peixe betta gosta do escuro para descansar e dormir. Assim como o peixe betta gosta de luz, ele também adora locais com sombra. Por isso, é importante garantir que o aquário do peixe também tenha plantas ou acessórios de decoração. De todo modo, é preciso investir na iluminação mais adequada.

Se um peixe-zebra é deixado em um aquário e, após cinco minutos, estiver parado na metade inferior do recipiente, por exemplo, é sinal de que ele está deprimido. Se está nadando pela parte de cima do aquário significa que está "explorando novas experiências" e, logo, está feliz.

Eles têm sentimentos
Mesmo que cientistas ainda estejam desenvolvendo pesquisas sobre esse ponto, alguns estudos destacam que, sim, peixes são animais conscientes e têm sentimentos que variam de acordo com o ambiente em que vivem e as situações que experimentam.

Brincadeiras. Uma das melhores formas de cuidar do peixe betta em um aquário pequeno é brincando com ele. Coloque o dedo no vidro do aquário e veja seu peixinho te acompanhar. Esse é um sinal que ele te reconhece como tutor e gosta de você.

Acima de tudo, peixes teme não ser amado ou compreendido em um mundo que muitas vezes parece frio e calculista. Peixes é como o artista errante que tem medo de ser rebaixado pela racionalidade. Eles podem passar muito tempo evitando pessoas que não são como eles e que emitem energia negativa.

Entretanto, se ele estiver constantemente na parte de cima do aquário é porque está tentando obter mais oxigênio, o que costuma ser um sinal deste problema. Veja se ele se esfrega ou se arranha. Se o betta estiver tentando se esfregar contra a lateral do aquário, isto pode ser um problema.

Aquário é um signo de ar e, como tal, seu ponto fraco é o ar. Aquário tende a ser disperso e superficial, às vezes até mesmo vago. Pode ser difícil para Aquário se concentrar em qualquer coisa e pode ser facilmente distraído.

Como identificar alguma doença pelo comportamento do peixe?

  1. Falta de apetite.
  2. Baixa disposição.
  3. Alterações na respiração e no nado.
  4. Isolamento.
  5. Coceira (quando o animal se raspa nos objetos do aquário)
  6. Letargia.

Outros sinais que os peixes darão por falta de oxigenação:

  1. 1) Começam a comer bem menos.
  2. 2) Já não nadam tão rapidamente.
  3. 3) Respiração ofegante.
  4. 4) Movimentam suas brânquias mais rapidamente.

O Peixe Betta deve comer ração em bolinhas. O alimento deve ser entregue uma ou duas vezes por dia.

Quando o peixe betta começa a ficar muito tempo parado, com a barriga colada no fundo do aquário ou a nadar de forma irregular, com a barriga virada para cima, ou na vertical, provavelmente ele contraiu uma hidropisia, ou seja, a doença da bexiga natatorial, que nada mais é do que uma inflamação na bexiga que o peixe ...

2 – 5 anos

Alimentos industriais, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças. Doenças que podem ser transmitidas aos seus predadores, e, ao fim do ciclo, ao humano.