Como desenvolver o orgulho?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Pratique sempre que puder. Para sentir orgulho de si mesmo, é fundamental que você comece a se priorizar. Assim, leve em consideração suas próprias opiniões, necessidades e objetivos, comece a lhes dar valor, mesmo que você nunca tenha feito isso antes, mesmo que você tenha medo de que os outros fiquem com raiva.

Sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, ou com as realizações de outra pessoa: tenho muito orgulho do meu filho!

O termo “orgulho em pertencer” vem se popularizando cada vez mais entre as organizações, mas despertar esse valor nos colaboradores não é uma tarefa fácil. Para isso, são necessárias ações que promovam o bem-estar dos colaboradores e a produtividade, como manter uma gestão positiva e uma escuta ativa.

O orgulho pode não só impedir que um relacionamento comece, mas também destruir um já existente. O problema do orgulho vem quando o homem ou a mulher ficam egoístas demais e não cedem, mesmo estando errados. O relacionamento, que antes era prazeroso, vai se tornando seco, sem vida.

O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos.

Orgulho se combate com humildade
Em Mateus (23,12), encontramos a seguinte mensagem: “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18). Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo — sempre é pecado.

Representa um sentimento de satisfação por uma realização ou capacidade. Um excesso de autoadmiração que resulta em arrogância, soberba, altivez. O sentimento pode ser direcionado a outras pessoas.

Quando falamos em orgulho, não é sobre egocentrismo, é sobre olhar para tudo isso e querer continuar lutando. É arregaçar as mangas e ir para ruas defender os direitos daqueles que lutam para sobreviver. Não há democracia sem que as diferenças sejam respeitadas.

Soberba

Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos.

Comemore suas realizações e talentos e não cometa o erro da humildade negativa. É bom reconhecer e agradecer pelos seus dons. Aceite seus defeitos, seus erros e suas áreas de melhoria. Para ter um orgulho genuíno de si mesmo, você precisa se conhecer profundamente e enfrentar suas sombras.

Frases de orgulho próprio
Não me orgulho do que tenho, mas sim do que sou! O orgulho próprio é muito importante, mas ele nunca deve ser acompanhado de uma atitude presunçosa. Tenho grande orgulho de tudo que fiz e sou na vida! Nem sempre foi assim, mas hoje sinto orgulho quando vejo meu reflexo no espelho!

Como despertar o orgulho de trabalhar na empresa entre os colaboradores?

  1. Reconhecimento. Reconheça o esforço da equipe de forma pública e dê premiações pelo bom desempenho. ...
  2. Não fale só de trabalho. ...
  3. Motivação é essencial. ...
  4. Seja claro. ...
  5. Seja exemplo. ...
  6. Humanize as tarefas.

Soberba (vaidade, orgulho)
No Inferno de Dante, o castigo para a soberba era forçar o orgulhoso a andar com uma imensa placa de pedra nas suas costas, para que tivesse o sentimento de humildade. O castigo para o orgulhoso muitas vezes pode ser “estar na rua”, em um momento em que não está preparado para isto.

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18.

O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23: “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”

Nesse segundo caso, o orgulho assume tons diversos e pode passar a se chamar de soberba. A soberba, segundo a própria definição do dicionário, é “o orgulho excessivo”. É aquela emoção que enche a mente de imagens grandiloquentes, nos fazendo pensar que tudo gira em torno do nosso umbigo.