Como desenvolver a coordenação motora grossa?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.

Atividades de coordenação motora ampla

  1. Correr. ...
  2. Pular. ...
  3. Saltar. ...
  4. Rolar. ...
  5. Mexer braços e pernas. ...
  6. Andar em ritmos variados. ...
  7. Como avaliar minhas atividades de coordenação motora ampla?

Já a coordenação motora grossa envolve músculos maiores e é responsável por atividades como correr, subir escadas, pular, entre outras.

QUAIS OS TIPOS DE COORDENAÇÃO MOTORA? Dentro desse contexto, existem quatro tipos de coordenação motora: a geral, a específica, a grossa e a fina.

Alguns exemplos para inspirar você a inserir as frutas vermelhas no cardápio cotidiano: morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate. No geral, são ingredientes que ajudam a combater os radicais livres e ajudam a estimular a memória e também a coordenação motora.

Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.

O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) para paralisia cerebral é baseado no movimento iniciado voluntariamente, com ênfase no sentar, transferências e mobilidade.

Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. Elas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.

A motricidade grossa é o controlo que a criança tem com o seu corpo, seja a postura, o equilíbrio estático e dinâmico, os deslocamentos e balanços.

Marchar é um exercício perfeito de coordenação motora, pois os braços fazem o movimento contrário ao das pernas. Outras boas opções são andar em linha reta ou em ziguezague.

A coordenação motora ampla/grossa é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural através da atividade dos grandes músculos. A coordenação motora fina é representada pelos pequenos músculos envolvidos na coordenação óculo-manual, e que são responsáveis pelos movimentos mais refinados e pela destreza.

Resumindo habilidades motoras finas são pequenos movimentos, geralmente nas mãos e dedos. Habilidades motoras grossas são movimentos maiores, envolvendo partes do corpo como pernas, braços, torso e pés.

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

O primeiro refere-se às mudanças no corpo, no cérebro, na capacidade sensorial e nas habilidades motoras; o segundo, as mudanças na capacidade mental tais como aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e linguagem; e, o terceiro, as mudanças que ocorrem nos relacionamentos com os outros.