Como desentupir as glândulas salivares?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.

O médico pode utilizar pinças, fios guia, cateter balão e extrator de cálculo para fazer a remoção de corpos estranhos. Pode reverter a estenose dos ductos salivares por meio da dilatação endoscópica. E tudo isso de forma minimamente invasiva, com: Menor agressão ao organismo do que nas técnicas de cirurgia aberta.

A presença de alimento na cavidade bucal, bem como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que é um líquido levemente alcalino, uma solução aquosa, de consistência viscosa, que umedece a boca, amolece a comida e contribui para realizar a digestão.

A obstrução faz com que a saliva retroceda no duto, provocando uma inflamação dolorosa das glândulas salivares. Um duto obstruído e uma glândula cheia de saliva estagnada podem ser infectados por bactérias. Sintomas típicos de um duto salivar bloqueado são inchaço e dor na glândula afetada.

medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, como o ibuprofeno ou a aspirina, podem ajudar a aliviar a dor e a diminuir o inchaço. Deve ter em atenção que, caso a dor nas suas glândulas salivares inchadas não melhorar com estes métodos, deve consultar um médico.

Para estimular mais o fluxo de saliva, masque chicletes sem açúcar, chupe balas sem açúcar ou use um substituto da saliva recomendado pelo seu médico.

Sialoadenite é o nome dado à inflamação que acomete as glândulas salivares. Alguns dos sinais e sintomas da sialoadenite são boca seca, dificuldade para falar ou engolir, dor na boca, vermelhidão da mucosa oral e edema (inchaço). Sintomas sistêmicos como febre e também podem ocorrer em alguns casos.

Ficamos com “água na boca” porque o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares quando sentimos o cheiro ou o sabor de algum alimento. A xerostomia é uma alteração na quantidade de saliva na boca.

Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças. Esses profissionais têm formação médica e especialização em cirurgia de cabeça e pescoço, com foco nas glândulas salivares.

Quando ficamos desidratados, há uma alteração na composição da saliva, aumentando a concentração de sais minerais, o que favorece a formação dos cálculos. Outras doenças do nosso organismo também podem aumentar a concentração de sais na saliva, levando a quadros de sialolitíase.

Folhas escuras. Folhas escuras, como o espinafre, a couve e o almeirão, são outros exemplos de bons alimentos para a saúde bucal. O espinafre, por exemplo, é rico em fibras e ajuda na limpeza natural dos dentes, aumentando o fluxo de saliva, que neutraliza o pH da boca.

O fluxo salivar aumenta com o aumento da função das glândulas salivares, induzido pelo aumento da mastigação.

As glândulas salivares são estimuladas pelo sistema nervoso autônomo e pelos hormônios vasopressina e aldosterona .

Para aliviar a dor causada pelo inchaço da glândula submandibular, aplique uma compressa morna na região da glândula e faça bochechos com água e sal.

Essas glândulas estão localizadas abaixo do revestimento dos lábios, palato, língua, no interior das bochechas, nariz, seios paranasais e laringe.

6. PATOLOGIA DE GLÂNDULAS SALIVARES

  • Mucocele (fenômeno de extravazamento de muco)
  • Cisto de retenção salivar.
  • Adenoma pleomórfico.
  • Carcinoma mucoepidermóide.
  • Carcinoma adenóide cístico.