Como desenhar uma rosa do vento fácil?

Perguntado por: ralvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Passos

  1. Faça duas marcas equidistantes do topo do papel com um lápis, desenhando levemente uma linha horizontal da esquerda para a direita entre eles.
  2. Marque o ponto central do papel alguns centímetros acima e abaixo da linha horizontal, em seguida desenhe levemente uma linha vertical de cima para baixo.

Para inserir a rosa dos ventos em seu projeto, selecione a aba Formas -> Inserir Blocos. Irá abrir a tela para inserir bloco, clique em Externo para buscar o símbolo da rosa dos ventos na pasta raiz. Clique em Abrir. Agora o bloco está selecionado, basta clicar em OK para inserir na sua planta.

A rosa dos ventos é uma representação utilizada em documentos cartográficos e equipamentos espaciais diversos que apresenta as direções cardeais, colaterais e subcolaterais. Ela é utilizada com o objetivo de propiciar a localização no espaço geográfico.

A Rosa dos Ventos é um instrumento antigo utilizado para auxiliar na localização relativa, isto é, como um ponto posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência para localização absoluta em mapas e cartas.

Orientações: Em semicírculo, proponha que cada grupo mostre o mapa produzido com a rosa dos ventos. Questione em qual direção está determinado ambiente da escola. Peça que cada grupo conte como encontrou os pontos norte e sul. Peça também que digam como definiram qual ambiente estava em qual direção.

Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce. Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce.

A rosa-dos-ventos apareceu nas cartas e mapas a partir do século XIV, quando fez a sua primeira aparição nas cartas portulanos. O termo “rosa” vem da aparência dos pontos cardeais da bússola que lembram as pétalas desta flor.

Aprovada pela comunidade

  • VERMELHO: cardeais - (N)norte. (S)sul. (L)leste. (O)oeste.
  • AZUL: colaterais - (NO)noroeste, (NE)nordeste. (SO)sudoeste, (SE)sudeste.
  • AMARELO: subcolaterais- (NNO)nor-noroeste, (NNE)nor-nordeste. (SSO)su-sudoeste, (SSE)su-sudeste. (ENE)lés-nordeste, (ESE)lés-sudeste. (ONO)oés-noroeste, (OSO)oés-sudoeste.

UM JEITO FÁCIL DE MEMORIZAR OS PONTOS COLATERAIS E SUBCOLATERAIS DA ROSA DOS VENTOS. POR FAVOR !! valeeu mesmo ! As letras que estão do lado direito acabam com este e os que ficam do lado esquerdo acabam com oeste .

Para utilização da rosa dos ventos em mapas, basta observar o símbolo representado sobre o mapa. Ele poderá aparecer de várias formas, como uma rosa dos ventos clássica com pontos cardeais, podendo ter ainda os colaterais e subcolaterais. Poderá também aparecer indicando apenas uma direção, geralmente a Norte (N).

Como achar o Norte no Google Maps (e outros pontos cardeais)

  1. Abra o Google Maps e pesquise algum endereço;
  2. Acesse o modo “Street View” (Visão da Rua) posicionando o bonequinho amarelo em algum ponto do endereço;
  3. No canto direito da imagem será possível notar a imagem de uma bússola.

De antemão, conseguimos perceber o vento como ligado à liberdade, à abertura, ao dina- mismo, em oposição à ostra, que representa o aprisionamento, o fechamento, a fixidez.

É utilizada para auxiliar na localização de um objeto ou pessoa em relação a outra. É formada pelos pontos cardeais, pontos colaterais e seus intermediários. O termo “rosa dos ventos” foi criado devido à semelhança do direcionamento dos pontos cardeais e colaterais com a imagem de uma flor.

Importância dos ventos
Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas. Há também a importância da determinação dos diferentes tipos climáticos.

-O LADO ONDE O SOL APARECE É O LESTE. -O LADO ONDE ELE DESAPARECE É O OESTE. 25 -PONTO DE REFERÊNCIA PARA LOCALIZAR: - LUGAR DE VIVÊNCIA.

O Sol nasce a este e põe-se a oeste. As quatro direcções Norte (N), Sul (S), Este (E) e Oeste (W) são as direcções cardeais da Rosa-dos-ventos.