Como desengasgar a traqueia?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Na maior parte das vezes, a pessoa engasgada consegue resolver o problema sozinha, por meio da tosse, que empurra o agente irritante para fora das vias aéreas. Na maior parte das vezes, por meio da tosse a pessoa consegue expelir o agente irritante e, nesse contexto, dar tapa nas costas pode ajudar a desengasgar.

Manobra de Heimlich
Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.

Se a sensibilidade da laringe, pregas vocais e/ou. traqueia estiverem adequadas você vai sentir. desconforto e tossir com força a ponto de tirar este. alimento desta região direcionando para o “canal.

Deve-se bater cinco vezes no meio das costas da pessoa que se engasgou com a mão aberta e num movimento de baixo para cima para desobstruir os canais. Se esta técnica não resultar, o próximo passo é aplicar a Manobra de Heimlich. Para isso, é necessário alguém pôr-se de pé atrás da pessoa, que também deve estar de pé.

Engasgo com aspiração
Se ocorrer aspiração de alimentos, líquidos ou objetos estranhos para os pulmões durante o episódio de engasgo, pode ser necessária uma avaliação médica para evitar complicações pulmonares.

Tratamento. A extração de corpo estranho necessita, habitualmente, de broncoscopia rígida, procedimento que consiste na introdução, sob anestesia geral, de um tubo metálico na traqueia, através do qual é possível introduzir pinças ou outros instrumentos que permitam a retirada do objecto.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  • Dor no peito.
  • Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  • Tosse com sangue ou pus.
  • Falta de ar.
  • Respiração ofegante.
  • Febre.
  • Fadiga.
  • Confusão mental.

Beber água não costuma resolver o problema
Às vezes, a proteção não funciona e a comida passa para o esôfago, localizado logo atrás da traqueia. De acordo com o profissional, dar tapas nas costas pode ajudar, pois estimula que o material que caiu no sistema respiratório seja expelido.

No geral, o incômodo passa em questão de segundos e depois tudo volta ao normal. Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar.

“No caso de engasgo, a agilidade no socorro é fundamental. A primeira medida a ser tomada é tentar fazer a pessoa tossir para expelir o objeto ou alimento preso na garganta. Caso isso não seja eficaz ou o indivíduo apresente sinais de sufocamento, é de extrema importância acionar ajuda do Samu ou Bombeiros.

Os sintomas mais frequentes são dispnéia (falta de ar) e estridor ou cornagem (sons de timbre grave à respiração). A estenose maior que 50% tem um risco importante de morte, pois uma rolha de catarro, mesmo pequena, pode obstruir completamente a traquéia na altura do estreitamento, impedindo a respiração.

Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

O movimento dos braços influencia o movimento do pescoço e tronco da criança. O que, por sua vez, pode fazer o alimento que está provocando o engasgo se deslocar e bloquear as vias aéreas.

MANOBRA DE HEIMLICH
· Corpo estranho em vias aéreas é qualquer objeto que se coloque em posição de impedir a ventilação pulmonar normal, como balas, moedas, dentadura, alimentos e outros. · A manobra de HEIMLICH é o único método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho.