Como descrever uma pessoa difícil de lidar?

Perguntado por: mfarias . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Essas pessoas tem algumas características fáceis de perceber e em comum, por isso veja como identificar pessoas difíceis de lidar:

  1. Reclamar com frequência e de quase tudo ao seu redor,
  2. Costumam não assumir responsabilidades pelas suas ações,

Tipos de pessoas difíceis de lidar que devemos evitar

  1. Companheiro hostil. Não podemos nos dar bem com todos no local de trabalho. ...
  2. Vítima indefesa. ...
  3. Reclamador crônico. ...
  4. Indiferente. ...
  5. 100% Agradável. ...
  6. Orgulhoso incorrigível. ...
  7. Supercérebro ou sabe-tudo. ...
  8. Obsessivo.

Se esse for o caso, é importante termos empatia, sermos pacientes e darmos um prazo maior para que ela cumpra a promessa. Se a falta de palavra estiver persistindo, aí, sim, sugiro não deixar passar muito tempo, para que promova uma conversa aberta. Tente resolver da melhor forma possível.

Sou uma pessoa difícil de lidar, teimosa ao extremo, bruta, até fria às vezes, dona de uma personalidade muito forte, impulsiva, explosiva… mas nem por isso deixo de ter sentimentos, deixo de sofrer.

O que você tem a ganhar aprendendo a lidar com pessoas difíceis?

  1. Mantenha a calma. Quando alguém adota uma postura mais agressiva no trabalho, o ideal é evitar ir pelo mesmo caminho. ...
  2. Demonstre sua insatisfação com clareza. ...
  3. Escute a pessoa (na medida do possível) ...
  4. Seja um exemplo positivo. ...
  5. Utilize a equipe a seu favor.

Como lidar com pessoas ignorantes

  1. Seja direto. Quando a pessoa for grosseira com você, converse com ela e fale sobre como você se sente. ...
  2. Não absorva. ...
  3. Releve. ...
  4. Coloque-se no lugar do outro. ...
  5. Dê o exemplo. ...
  6. Mude o foco. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

di·fí·cil cil

  • Que é complicado, espinhoso.
  • Que é arriscado.
  • Que é exigente.
  • Que é mau.
  • Que é pouco provável.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Isso porque esses indivíduos não sabem como lidar com a diferença ou com os erros dos outros, também devido a uma falta de empatia. Não conseguem tolerar quem se comporta ou pensa diferente delas, o que é refletido, na maioria dos casos, em comportamentos agressivos em relação aos demais.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

Que faz sempre a mesma coisa; que volta a acontecer novamente; recorrente, frequente. Que tende a ser chato ou monótono por se repetir muitas vezes; enfadonho, entediante.

Significado de tratante: Pessoa sem palavra.

A Dra. Chelsea Sleep, PhD, e seus colegas de trabalho na Universidade da Geórgia acreditam ter encontrado os sete fatores universalmente consistentes que tornam uma pessoa difícil: insensibilidade (falta de empatia ou preocupação com os outros); grandiosidade (senso de auto-importância e direito);

A pessoa fácil é maleável, aceita dialogar sobre qualquer assunto antes de tomar decisões ou julgamentos, além de sempre ser agradável com quem lhe fala, independente de quem seja.

Ouça e procure valor
Às vezes, pessoas críticas podem ser mal compreendidas e ter dificuldade de se expressar. Procure focar em “o que” está sendo comunicado em vez de “como” está sendo feito. Isso pode levar a alguns conselhos valiosos que você pode ter perdido de outra forma.

Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.

Dicas de Inteligência Emocional para iniciar uma conversa difícil

  1. Fale sempre na primeira pessoa. ...
  2. Não faça rodeios e vá direto ao ponto. ...
  3. Entre na conversa com um objetivo claro. ...
  4. Saiba onde e quando ter essa conversa. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Uma pessoa fechada é, na verdade, uma pessoa que está precisando de ajuda. O fato de não saber lidar com uma emoção já nos deixa em alerta de que um sofrimento deve estar instalado.

Ignorante é uma palavra que caracteriza uma pessoa que ignora, que não tem instrução, que é estúpido, tolo, inepto, imbecil e revela falta de saber, desconhecimento e imperícia.