Como descrever uma lesão?
Ao descrever as lesões devemos nos atentar a alguns parâmetros como: número, coloração, superfície, contorno, implantação, consistência, tamanho e localização. Além disso, é importante descrever a lesão fudamental (abaixo). Em tempo: uma imagem vale mais que mil palavras!
Como podemos classificar a lesão?
São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...
São exemplos de lesões simples?
As feridas causadas pelos meios (agentes) mecânicos são: incisas, punctórias, contusas, pérfuro-incisas, corto-contusas (foice, acão, dentada, unhas) e pérfuro-contusas. As lesões causadas pelo esforço são: rupturas de músculos, entorses, luxações, hérnia, aneurisma, enfisema, rupturas de estômago, intestino etc.
Quais os três tipos de lesão?
Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo. Lesões totais: abrangem a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, causa assimetria e perda da movimentação ativa.
Qual é o conceito de lesão?
“É quando machuca ou sente que tem um rompimento leve, uma parte muscular ou no nervo, torção ou até fratura”.
O que descrever avaliar em uma ferida?
Avaliação da ferida
Para tanto, é necessário levar em consideração as evidências clínicas observadas quanto à localização anatômica, forma, tamanho, profundidade, bordos, presença de tecido de granulação e quantidade de tecido necrótico, sua drenagem e as condições da pele perilesional.
Como descrever a pele no exame físico?
Textura: (avaliação em toda extensão corporal) - Normalmente a pele tem aspecto liso e firme, com superfície regular. Espessura: (avaliação em toda extensão corporal) - não é normal pele muito fina e brilhante – atrófica – observada na Insuficiência arterial; calosidades – principalmente nas extremidades (MMSS e MMII).
Quais os tipos de lesões leves?
As lesões corporais leves constituem quase 90% dos casos relatados e são representados por escoriações, danos superficiais na pele, edemas, entorses e luxações e outros na camada superficial. Em geral, não causam complicações fisiopatológicas significativas.
Qual a diferença de trauma e lesão?
Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.
O que é uma lesão contundente?
Uma lesão contundente é um golpe forte que não penetra na pele. As lesões contundentes no coração podem ser causadas por acidente com veículo a motor, uma queda de altura ou, menos frequentemente, por um golpe direto.
Como descrever uma úlcera por pressão?
Úlceras por pressão são definidas como lesões cutâneas ou de partes moles, superficiais ou profundas, de etiologia isquêmica, secundárias a aumento de pressão externa contínua, geralmente localizadas sobre uma proeminência óssea.
O que é uma lesão sólida?
Lesão sólida, elevada, de superfície dura e inelástica, formada por hiperqueratose. Ocorrem por exemplo nas verrugas vulgares e na cromomicose. Tipo de elevação sólida observada na sífilis, tuberculose, hanseníase, esporotricose, sarcoidose e em tumores.
Como se escreve o nome lesão?
lesão
- Qualquer doença ou moléstia num órgão.
- Pancada; contusão; equimose.
- Prejuízo, dano.
São exemplos de lesões contusas?
A natureza jurídica delas podem ser lesões corporais, homicídios, suicídios ou acidentes. São exemplos: Facas, punhais, canivetes, baionetas, peixeiras, florete, lima, etc.
Quais são as lesões contusas?
As feridas contusas apresentam bordos de ângulos irregulares, com feridas escoriadas ou equimosadas. Os tecidos apresentam traves de tecido íntegro e de tecido ferido. O fundo da lesão é “sujo”, isto é, desigual, irregular, com traves de tecido são e traves de tecido lesionado. A pele próxima ao ferimento se descola.
Qual o diagnóstico da lesão muscular?
A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.