Como descrever uma ferida exemplo?

Perguntado por: omoraes6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Avaliação da ferida: Descrever as características da ferida, como localização, tamanho, profundidade, presença de exsudato, aspecto do leito da ferida, bordas, sinais de infecção e/ou inflamação, e a condição da pele periestomal.

Características do Leito: Granulação – de aspecto vermelho vivo, brilhante,ricamente vascularizado, úmido e sangra com facilidade; Epitelização – é o processo de recobrimento epidérmico e apresenta – se com coloração rósea e frágil; Necrosado – presença de crosta preta/dura, firmemente aderida.

Como fazer anotações de modo eficaz
Para tomar notas de forma eficaz, é necessário estar atento a algumas observações gerais: Anotar unicamente o fundamental, de forma clara e sucinta. Não se deve tentar registrar na íntegra o que se diz, e sim selecionar a informação e reformulá-la com as próprias palavras.

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

Avaliação da ferida: Descrever as características da ferida, como localização, tamanho, profundidade, presença de exsudato, aspecto do leito da ferida, bordas, sinais de infecção e/ou inflamação, e a condição da pele periestomal.

Um dos principais curativos é o do tipo simples. Trata-se de um procedimento em que é feito o fechamento da ferida por meio de gaze estéril na área da lesão, fixando somente nas bordas. Além disso, é possível que haja a drenagem de secreções, sendo que o curativo, geralmente, é realizado apenas uma vez ao dia.

A ferida é caracterizada pela existência de dor, eritema, edema, calor, um nível elevado de exsudado e de odor.

Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme a derme, tecido subcutâneo, fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas.

A úlcera tem o aspeto de uma cratera profunda. Os danos incluem a destruição de estruturas de tecidos moles e osso ou de estruturas de articulações.

Uma lesão por pressão (LP) é um dano localizado na pele e/ou tecido mole subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionado a um dispositivo médico ou outro. A lesão pode se apresentar como pele intacta ou úlcera aberta e pode ser dolorosa.

Ferida ou lesão de pele pode ser definida como uma ruptura estrutural e fisiológica do tegumento cutâneo (pele), da membrana mucosa ou de qualquer parte do corpo, podendo ser causada por agentes físicos, químicos ou biológicos.

Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica.

Os três tipos de anotações

  • Leitura inspecional, de sondagem e folheada rápida.
  • Leitura analítica, com real estudo do texto e dos conceitos do autor.
  • Leitura sintópica, fundamentalmente comparativa, sistemática e complexa.

Use cores vibrantes
Com um bloco de notas transparente, você pode criar camadas coloridas interessantes em suas anotações. Use canetas coloridas ou marcadores para adicionar cor às suas páginas. Experimente diferentes combinações de cores para criar um efeito arco-íris atraente.

4 aplicativos gratuitos para fazer anotações em sala de aula

  1. 1 – Todoist. Esse aplicativo gratuito organizador de tarefas é bem completo, intuitivo e fácil de usar. ...
  2. 2 – OneNote. O OneNote é um aplicativo gratuito de anotações da Microsoft sem limite por dispositivos e bem intuitivo. ...
  3. 3 – Google Keep.
  4. 4 – Evernote.

Relatório de paciente: entenda sua importância e principais informações

  1. Forneça todos os dados básicos.
  2. Descreva claramente o caso.
  3. Se necessário, coloque orientações.
  4. Atenção em cada doença, principalmente as graves.
  5. Conte com a ajuda da tecnologia.

5 dicas para preencher o prontuário do paciente

  1. Escreva o histórico do paciente e o máximo de dados possíveis. ...
  2. Faça sua própria anamnese personalizada. ...
  3. Anote a evolução do tratamento. ...
  4. Registre dados sobre transferência, alta ou óbito no prontuário do paciente. ...
  5. Conte com a ajuda da tecnologia.

As classificações de feridas são:

  1. Feridas incisas. As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. ...
  2. Feridas laceradas. ...
  3. Feridas contusas. ...
  4. Feridas limpas. ...
  5. Feridas limpas-contaminadas. ...
  6. Feridas contaminadas. ...
  7. Feridas infectadas ou sujas.