Como descrever um problema social?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Um problema social é definido por qualquer condição ou comportamento que traga consequências negativas para um grande número de pessoas, dificultando que atinjam pleno potencial. São parte do sistema econômico, cultural, político e social, envolvendo tanto pessoas quanto organizações, empresas e suas funções.

Falta de emprego, moradia precária, violência, pouca acessibilidade, baixo acesso aos centros de saúde, transporte coletivo sucateado e situações semelhantes são os principais exemplos.

Definindo problemas sociais
O problema social deve ser caracterizado a partir de situações e categorias sociais. O Racismo, por exemplo, é caracterizado a partir de situações sociais de discriminação e preconceito (mas não apenas essas situações), assim como pela categoria de raça.

Problemas Sociais

  • Taxa de desemprego.
  • Alta da inflação no Brasil.
  • Saúde pública brasileira.
  • A alta da desigualdade social.

O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.

A descrição do problema é o ato ou efeito de descrever, traçar, retratar, representar e enumerar circunstanciadamente, em detalhes, as questões fundamentais do objeto de pesquisa.

192) situação-problema é: Uma situação didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa. E essa aprendizagem, que constitui o verdadeiro objetivo da situação-problema, se dá ao vencer obstáculos na realização da tarefa.

Desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país, dizem os brasileiros.

Além de elencar as mudanças climáticas como o maior problema do mundo, 78,1% deles afirmou que eles estariam dispostos a “mudar de estilo de vida para proteger o ambiente”.

Os principais problemas ambientais urbanos são: poluição, ilhas de calor, inversão térmica, chuva ácida, enchentes e deslizamentos de terra. Os diferentes tipos de poluição, como a poluição do ar, das águas e do solo, são problemas ambientais urbanos muito comuns nas cidades brasileiras.

Há diversos outros problemas que podem aparecer na sala de aula e merecem menção, como o capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiência), falta de representatividade e, em algumas escolas, a xenofobia (intolerância a estrangeiros).

Tráfico de drogas, abuso de drogas, desemprego, criminalidade e abuso de álcool foram considerados problemas graves por mais de 45% da população.

Aeducação no Brasil precisa ser vista como um problema social, a fim de que as deficiências educacionais sejam enfrentadas através de técnicas sociais adequadas. Sem isso, a sociedade sofre as consequências negativas de um ensino insatisfatório, sem ter para combatê-lo o necessário comportamento coletivo organizado.

"O maior problema do Brasil hoje é o aumento exponencial de pessoas passando fome e de pessoas em situação de insegurança alimentar", afirma a cientista política Camila Rocha, autora do livro Menos Marx, Mais Mises: O Liberalismo e a Nova Direita no Brasil.

A desigualdade pode ser subdividida em três tipos principais: econômica, social e política.

Os problemas sociais urbanos são aqueles causados por conta do rápido processo de urbanização da sociedade. Hoje, estima-se que mais da metade da população brasileira vive em 6% das cidades do país.