Como descrever um curativo?
CURATIVO SIMPLES – realizado por meio da oclusão com gaze estéril no local da lesão,mantendo-a seca e limpa.
- CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo.
- CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica.
Como relatar uma ferida?
Avaliação da ferida
Para tanto, é necessário levar em consideração as evidências clínicas observadas quanto à localização anatômica, forma, tamanho, profundidade, bordos, presença de tecido de granulação e quantidade de tecido necrótico, sua drenagem e as condições da pele perilesional.
Como fazer um relatório técnico de enfermagem?
Para fazer um relatório de enfermagem, é necessário focar-se em dados ligados às práticas e à vivência que teve durante o estágio, mostrando a importância e valor que elas tiveram. Além disso, obviamente, é preciso mostrar também o que foi aprendido com tudo isto, finalizando assim o relatório e a discussão sobre ele.
Como descrever uma lesão por pressão?
Lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa.
Como descrever o paciente?
São elementos obrigatórios da identificação do paciente: nome, idade, sexo, cor/etnia, estado civil, ocupação, escolaridade, religião, naturalidade e procedência e grau de confiabilidade.
Como descrever uma ferida infectada?
Os sinais clínicos e sintomas locais das feridas infectadas são:
- Retardo da cicatrização;
- Dor;
- Aumento do exsudato seroso;
- Mudança na cor do leito da ferida;
- Tecido friável;
- Tecido de granulação ausente ou anormal;
- Pus;
- Odor.
Como descrever cicatrização?
A cicatrização é um processo complexo, que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos. Visa a restauração da função e estruturas normais dos tecidos.
Como descrever o leito da ferida?
Características do Leito: Granulação – de aspecto vermelho vivo, brilhante,ricamente vascularizado, úmido e sangra com facilidade; Epitelização – é o processo de recobrimento epidérmico e apresenta – se com coloração rósea e frágil; Necrosado – presença de crosta preta/dura, firmemente aderida.
Como descrever uma ferida limpa?
Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.
Quais são os 4 tipos de curativos?
5 tipos de curativos
- Alginato. Alginato de cálcio com sódio é uma solução incolor e com rápida absorção pela pele, além de facilitar no desbridamento da ferida. ...
- Hidrogel. ...
- Carvão ativado. ...
- Antissépticos. ...
- Hidrocolóide.
Como são classificados os curativos?
Tipos de curativos
Curativo semi-oclusivo: curativo absorvente e utilizado em feridas cirúrgicas, drenos e feridas exsudativas; Curativo oclusivo: não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impedindo a perda de fluídos.
Quais são as etapas do curativo?
Quais são as Etapas/ Tempos ou fases do curativo
- 1° tempo: remoção do curativo anterior;
- 2° tempo: limpeza da ferida;
- 3° tempo: tratamento da lesão;
- 4° tempo: proteção da ferida.
O que anotar na anotação de enfermagem?
CONCEITO DE ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM
A anotação de enfermagem é o registro de informações realizado pela equipe de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem), relativas ao paciente/cliente, família e comunidade.
Como descrever uma úlcera?
De um modo geral, a úlcera venosa é uma ferida de forma irregular, superficial no início, mas podendo se tornar profunda, com bordas bem definidas e comumente com exsudato amarelado. A região predominante deste tipo de úlcera é a porção distal dos membros inferiores, mas principalmente, na região do maléolo medial.
Como fazer uma anotação de enfermagem simples?
Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).
Como iniciar o texto de um relatório?
Introdução
Não incluam na introdução informações excessivas. Principalmente não copie diretamente o que está escrito nos livros e/ou apostilas. Faça um resumo das idéias e dos princípios utilizados e cite as referências bibliográficas. Uma boa introdução, em geral, não precisa ter mais do que uma página.
Quais os 4 tipos de classificação de lesões?
Estágio 1 Pele íntegra com eritema que não embranquece. Estágio 2 Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. Estágio 3 Perda da pele em sua espessura total. Estágio 4 Perda da pele em sua espessura total e perda tissular.
Como classificar lesões de pele?
Principais tipos de lesões na pele
- 1.1. Lesões planas:
- 1.2. Lesões sólidas com relevo:
- 1.3. Lesões de conteúdo líquido:
- 1.4. Lesões com alterações de espessura:
- 1.5. Lesões decorrentes de perdas ou reparos teciduais:
- 1.6. Lesões vasculares:
O que é o exsudato?
Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.
Como escrever relatório de paciente?
Nome completo do paciente; Data de nascimento; CPF; Endereço completo.
...
Na prática, isso significa que o relatório médico pode conter informações relacionadas a:
- Resultados de exames;
- Limitações físicas do paciente;
- Medicações administradas;
- Terapias adotadas;
- Prognósticos;
- Eventuais sequelas.
Como descrever um quadro clínico?
Descrição do caso: Na descrição do caso siga as regras básicas da comunicação médica; descreva sequencialmente a história, o exame físico, os exames complementares de diagnóstico e a evolução do doente. O objectivo é ser completo sem obscurecer o caso com pormenores irrelevantes.