Como descrever o humor psiquiatria?

Perguntado por: emodesto2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O que é humor? O humor é um dos tópicos mais importantes da semiologia psiquiátrica. Trata-se do estado de ânimo basal do indivíduo, sendo considerado o tônus afetivo ao longo de determinado tempo.

Quais são os tipos de Transtorno de humor? Os tipos mais comuns são o transtorno afetivo bipolar, episódio depressivo e o transtorno depressivo recorrente que podem ser leve, moderado, grave, grave sem sintomas psicóticos e grave com sintomas psicóticos.

O humor é um estado emocional ou afetivo com duração variável e não permanente, sendo uma reação aos acontecimentos e sentimentos vivenciados pelas pessoas.

Ou seja, as emoções são reações agudas, como a raiva, a tristeza, o medo e a alegria, enquanto a ansiedade, a depressão, a irritação (ou “mal humor”) e a felicidade poderiam ser classificados como humores.

As variações no humor fazem parte da vida de todo ser humano. As pessoas não vivem sempre felizes ou sempre tristes. O humor flutua conforme as situações vão acontecendo. No entanto, uma alteração brusca de humor que ocorre repetidas vezes pode sinalizar que algo não vai tão bem no corpo e na mente do indivíduo.

Verificar o humor da pessoa também é um cuidado fundamental e que deverá se estender por todas as etapas, visando avaliar como ele está se sentindo no momento e, inclusive, identificar os sentimentos que predominam em sua mente durante o intervalo entre uma sessão e outra.

Os transtornos do humor são transtornos de saúde mental nos quais as alterações emocionais consistem em períodos prolongados de tristeza excessiva (depressão), de exaltação excessiva ou de euforia (mania), ou ambos. A depressão e a mania representam os dois extremos opostos, ou polos, dos transtornos do humor.

Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar. O teste também aponta quais são os melhores medicamentos para cada tipo de paciente.

O conto de humor, como o próprio nome antecipa, é a narrativa em que o escritor compõe cenas engraçadas, surpreendentes, e, muitas vezes, o leitor identifica-se com elas, porque são situações comuns, extraídos do cotidiano, capazes de render textos agradáveis e engraçados.

Freud considera o humor uma contribuição do superego ao cômico, um superego complacente para com o Eu, como um pai para seu filho. O que o humor transmite significa: “Olhem! Aqui está o mundo, que parece tão perigoso! Não passa de um jogo de crianças, digno apenas de que sobre ele se faça uma pilhéria!”10.

Deixar a ansiedade de acertar de lado e escrever piadas, sem filtro, sem amarras, sem titubear. Para depois, dar forma ao material que gerou. Mais: uma técnica que funciona bastante é estabelecer um número de piadas para determinada cena, situação ou personagem. Chute alto, por exemplo, com 30 piadas.

O humor reside em ocorrer algo fora do esperado numa situação. Há diversas situações em que o humor pode aparecer numa prova de vestibular. Há as tirinhas e charges, que aliam texto e imagem para criar efeito cômico; há anedotas ou pequenos contos; e há as crônicas, frequentemente acessadas como forma de gerar o riso.

Disforia é uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo, tais como sentimentos de tristeza, pesar, angústia. É um mal-estar psíquico acompanhado por sentimentos depressivos, tristeza, melancolia e pessimismo. No termo de enfermagem, disforia é uma sensação subjetiva, vaga e indeterminada de mal-estar.

Ele é caracterizado por mudanças bruscas, marcadas por episódios eufóricos (mania) e depressivos. A pessoa alterna entre esses dois estados de humor durante vários dias ou semanas, ou permanece somente em um por muitos dias e, em seguida, passa para o outro.

Quando um texto tem a finalidade de provocar o riso, ele faz parte do gênero humor. Nem sempre sendo explícito, o humor geralmente apresenta críticas à sociedade e gera reflexão em seus leitores. Os temas são dos mais diversos, muitas vezes relacionados ao cotidiano ou a assuntos polêmicos da atualidade.

Humor, substantivo masculino com origem no latim humore, significa a disposição do ânimo de uma pessoa ou a sua veia cômica. O termo humor é aplicado ao estado de espírito, e por esse motivo muitas vezes se afirma que uma pessoa está de bom ou mau humor.

Há diferentes tipos de transtorno do humor, entre eles, a depressão, bipolaridade, ciclotimia e distimia.

Testes e Diagnóstico
Infelizmente, a Síndrome de Borderline é muitas vezes sub-diagnosticada ou mal diagnosticada. Um psiquiatra ou psicólogo pode diagnosticar o transtorno com base em uma entrevista completa e um exame médico abrangente. A análise clínica pode ajudar a descartar outras possíveis doenças e transtornos.

A técnica consiste em que o paciente/ cliente em uma folha de papel (do tamanho que você escolha) trace uma linha representando a sua vida, e nela marque pontos importantes dessa trajetória, tanto positivos, quanto negativos, onde o início da linha deve representar o nascimento e o final o dia atual.