Como descrever o colo do útero no exame preventivo?

Perguntado por: esilva8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Além de realizar do preventivo quando indicado, a partir do exame especular pode- se descrever o colo do útero quanto à coloração da mucosa, à presença de mácula rubra ao redor do orifício externo e em relação à configuração do orifício externo, habitualmente puntiforme em nulíparas e em fenda transversa em multíparas.

O exame citopatológico de colo uterino possibilita identificar lesões precursoras ou sugestivas de câncer e encaminhar para investigação e tratamento. A realização do citopatológico deve ocorrer na própria unidade básica de saúde, podendo ser realizado durante a consulta ou em agendamentos específicos para esse fim.

Ao exame físico geral, deve-se ter atenção ao estado geral da paciente, bem como ao seu aspecto físico, muscular e do tecido adiposo, e ao seu trofismo em geral. Além disso, devem ser anotados nessa sessão a pressão arterial (PA) da paciente, bem como seu peso, estatura e frequência cardíaca.

Como saber se meu colo do útero é alto ou baixo? A altura do colo do útero está relacionada à sua posição em relação à entrada da vagina. Por isso, a maneira mais fácil de saber se o seu colo do útero é alto ou baixo é inserindo o dedo indicador ou médio no canal vaginal até conseguir tocá-lo.

Quando está no período fértil ou durante a menstruação, a pele é mais macia, lembrando a da boca. Já nos outros períodos, e principalmente na gravidez, o tecido fica mais firme, parecido com o tocar na ponta do nariz.

1) O papanicolau não é feito para detectar DSTs
Na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão).

O colo uterino é recoberto por epitélios escamoso e colunar estratificados não–queratinizados. Esses dois tipos de epitélio encontram-se na junção escamocolunar.

Carcinoma de células escamosas – é quando o tumor se origina de células da parte externa do útero em contato com a vagina. Essa região é chamada de ectocérvice e os tumores nela representam entre 80% e 90% dos casos de câncer de colo de útero.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

Como registrar o resultado do exame citopatológico no PEC? O resultado será registrado no campo Exames solicitados e / ou avaliados do SOAP clicando em Informar resultado. Realizar o registro do resultado do exame e clicar em salvar.

Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O que pode ser identificado no resultado de Papanicolau
O resultado do exame de Papanicolau pode mostrar no laudo a presença de bactérias ou fungos, responsáveis por infecções como candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana. A classificação mais recente é de presença ou ausência de células neoplásicas.

O exame citopatológico é o método de rastreamento do câncer do colo do útero, indicado para a população alvo de 25 a 64 anos, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais (INCA, 2016; 2021). Essas recomendações visam garantir o balanço favorável entre riscos e benefícios do rastreamento.

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Colo do útero aberto
Já quando o colo está aberto e macio, provavelmente estamos em nosso período menstrual, permitindo a saída do fluxo. Podemos também estar ovulando, quando produzimos um muco cervical, que facilita a entrada do espermatozóide, e consequentemente a fecundação.

Aparece, em geral, rodeado pelo epitélio colunar, de cor vermelho escuro e com aspecto de cacho de uva ou de tentáculos de anêmona ou um aspecto viloso em contraste ao epitélio escamoso, que tem um aspecto liso e é de cor rósea clara.

Seu colo do útero ficará baixo quando a menstruação começar e se abrirá levemente para permitir que o sangue menstrual flua. Ele parecerá firme ao toque nesta fase e continuará duro e baixo após o término da menstruação.