Como descrever minhas características?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Se vai descrever uma pessoa, indique, por exemplo: nome, sexo, idade, características físicas - cor dos olhos, cabelo e pele, estatura, como se veste? características psicológicas - temperamento e modo de falar.

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa.

Contém informações que especificam outras características físicas de um documento, tais como: ilustrações, cor, velocidade para reprodução, características do sulco, se tem som e classe do mesmo, número de canais, formato de apresentação de um filme cinematográfico, etc.

Exemplos de palavras bonitas para descrever uma pessoa encontram-se preponderantemente em adjetivos e certos termos, tal como maravilhosa, gente boa, incrível, sensacional, linda, honesta, gentil, caridosa, magnífica, etc.

Dicas gerais para escrever o “sobre mim” no currículo
Pense nas suas habilidades que fazem diferença para a vaga. Por exemplo, ter carteira de motorista, falar outro idioma, saber usar programas específicos, ser um bom comunicador, etc. Competências socioemocionais também pode fazer diferença.

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Características da descrição objetiva
Pode ser definida como aquela que representa a realidade tal qual ela é, ou seja, sem a influência dos sentimentos ou pensamentos daquele que escreve.

Foque nas coisas que gosta e use uma linguagem positiva.
Ao se descrever, concentre-se nas coisas que gosta em si e no mundo. Por mais que deva usar exemplos específicos, use termos como "apaixonado", "contemplativo", "engraçado" e "espontâneo" em vez de "quieto", "modesto" ou "normal".

A descrição pode contemplar aquilo que vemos - que são as características físicas - e o que apenas se sente ou se percebe - que são as características psicológicas. Tanto melhor será a descrição quanto mais facilmente conseguirmos criar a imagem do objeto descrito na nossa cabeça.

Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.

No retrato físico, deve salientar-se os traços individuais, como a altura, o peso, a cor do cabelo, da pele e dos olhos, vestuário, etc. O psicológico deve valorizar informações sobre o feitio, a personalidade, os defeitos, as qualidades e outros...

Características psicológicas são os traços que formam a nossa personalidade. Eles podem ser positivos — quando nos ajudam a nos desenvolver como indivíduos — ou negativos — quando prejudicam o desenvolvimento, fazendo com que as nossas relações pessoais e, até mesmo, o aprendizado sejam comprometidos.

Que 3 palavras definem você?

  • Liberdade. É o que mais prezo na vida! Na minha vida e nas vidas dos outros! ...
  • Alegria. Alegria gratuita, genuína, sem esforço, e por tudo, por nada, pela possibilidade de estar aqui para observar a riqueza deste agora! ...
  • Inteligência. Esta é a memória mais antiga que tenho do que me falam.