Como descrever as funções de um cargo no currículo?

Perguntado por: rlima . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Para que o candidato que for exercer o cargo tenha um ponto de referência sobre suas responsabilidades e nível de desempenho exigido, especialmente no momento de avaliação ou de uma possível promoção, a descrição deve alinhar as expectativas e mostrar os principais objetivos e metas da posição.

Você deve mostrar aos recrutadores que tem foco e plano de carreira traçados. É necessário deixar claro qual é o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar. Você tem que escrever isso de um jeito curto e direto, mas não deixando as frases genéricas. Faça isso no máximo em uma linha.

A descrição de cargo pode ser entendida como a formalização das características da posição e atribuições que cada colaborador tem dentro da empresa onde atua. Inclui itens como experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros.

As atividades desenvolvidas são as funções principais que você desempenhou ao longo da sua carreira. Elas também são conhecidas como responsabilidades ou atribuições do cargo e como descrição do cargo. Elas essencialmente refletirão as atividades que você desempenha ou desempenhou como parte da sua rotina de trabalho.

Abaixo de cada título de empresa, descreva seus cargos e/ou funções. Caso tenha tido mais de um cargo dentro da empresa, siga a mesma regra da cronologia inversa, informando o cargo mais recentemente exercido em primeiro lugar.

Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação.

O que colocar no perfil profissional?

  1. Quantos anos de experiência laboral na área você tem;
  2. Qual a sua formação acadêmica;
  3. Habilidades e qualificações relevantes para a vaga;
  4. O nome da vaga para a qual você está concorrendo;
  5. Como você pode ajudar a empresa ou instituição.

A missão do cargo indica, essencialmente, o que a empresa espera deste empregado, quais os resultados que o mesmo deve entregar dentro de suas atividades, ou você pode fazer uma simples pergunta: porque o cargo existe?

Experiências profissionais
Deve ser estruturado do emprego mais recente para o mais antigo. Em cada um deles, é preciso conter o nome da empresa, o cargo exercido, o período e uma breve descrição das responsabilidades.

Definição de Termo: Descrição da atividade. Em Gerenciamento de Projetos, é uma frase ou uma denominação curta para cada atividade do cronograma usada junto com um identificador da atividade para diferenciar essa atividade do cronograma do projeto de outras atividades do cronograma.

Como organizar os dados relativos às minhas experiências profissionais?

  1. Seja direto ao ponto. ...
  2. Use palavras-chave. ...
  3. Divida em tópicos. ...
  4. Use números. ...
  5. Preste atenção às datas. ...
  6. Detalhe as funções. ...
  7. Mostre como aquele trabalho desenvolveu você ...
  8. Relacione a sua capacitação com as suas experiências.

Para cargos e funções que só podem ser ocupados por uma pessoa, use o nome do ocupante do cargo entre vírgulas.

O cargo serve para orientar o nível do trabalho, assim como as responsabilidades; ao passo que a função, por sua vez, oferece uma ideia geral sobre o trabalho. Na prática, um exemplo de função pode ser Gerente de Projeto de Construção, e um exemplo de cargo para essa função é Engenheiro Civil.

Vimos acima que o cargo é uma definição mais generalizada sobre o emprego, já a função é o agregado de tarefas que requer o serviço de uma ou mais pessoas para executar. Podemos entender que tarefas são as atividades desempenhadas pelo colaborador dentro da função.