Como descrever anasarca?

Perguntado por: ivasques7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A anasarca é caracterizada pelo excesso generalizado de líquido no interstício e no interior das próprias células e apresenta fisiopatologia variada conforme os mecanismos responsáveis por sua produção.

Edema (inchaço); Anasarca. É o alargamento de órgãos, da pele ou de outras partes do corpo causado pela acumulação de líquidos nos tecidos.

Anasarca: edema generalizado.

Edema. Um edema nada mais é do que inchaço em alguma parte do corpo.

“A síndrome edemigênica é caracterizada pelo edema generalizado, ou seja, um inchaço causado por um excesso de líquido preso nos tecidos do corpo”, explica o médico Caio Focássio, cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A investigação do edema começa na anamnese, devendo identificar o tempo de duração, localização e evolução. No EF, analisam-se os seguintes parâmetros: localização e distribuição, intensidade, consistência, elasticidade, temperatura e sensibilidade da pele circundante, além de outras alterações dessa pele.

Quando limitado aos membros inferiores, também denominado edema periférico, caracteriza-se por inchaço de uma ou ambas as pernas, joelhos, tornozelos e/ou pés. Por vezes, ocorre o chamado “pitting”, formação de “covas” ou “godet” por pressão que se mantêm após cessar essa pressão.

O edema pode ser mole ou transudato, sendo constituído apenas por água. Pode também ser edema duro ou exsudato, sendo constituído de água e proteínas. O exsudativo, geralmente é inflamatório e causa dor, calor e rubor.

Clinicamente, os caracteres do edema são evidenciados pelo exame da pele, dado o acúmulo de líquido no tecido celular sub cutâneo.

SÍNDROME EDEMIGÊNICA: SINTOMAS
Um dos principais sintomas da síndrome edemigência é o aparecimento de edemas em algumas partes do corpo (mãos, pés e braços). Em alguns casos, a síndrome edemigênica pode ser generalizada - no corpo todo -, sendo mais difícil de ser percebida.

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

Edema

  • Edema comum: quase sempre é generalizado, possuindo em sua composição água e sal.
  • Linfedema: é um edema localizado formado pelo acúmulo de linfa. ...
  • Mixedema: é um edema localizado que ocorre em casos de hipotireoidismo, havendo um acúmulo de água, sais e proteínas produzidas nesta afecção.

Edema é o nome que se dá ao inchaço localizado em alguma parte do corpo. Edema é o termo médico usado para referir-se à retenção de fluidos no corpo, isto é, acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo, tornando-os inchados.

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Ablepsia: cegueira. Abrasão: esfolado, arranhão.

O principal sintoma do edema é o inchaço da região afetada, porém caso o inchaço seja muito grande é possível notar outros sintomas como a pele mais brilhante e estirada. Caso o edema esteja nos pés ou pernas, ao caminhar, a pessoa pode sentir um leve ardor e formigamento.

Definição. Síndromes edematosas são o excesso de líquido nos tecidos corporais acumulado principalmente no espaço intersticial ou extracelular e, na minoria das vezes, no espaço intracelular. As principais causas de edema intracelular são depressão dos sistemas metabólicos dos tecidos e a nutrição inadequada destes.

A excreção de proteína excessiva tipicamente leva ao acúmulo de líquido no corpo (edema) e níveis baixos de albumina de proteína e altos níveis de gorduras no sangue. Os medicamentos e distúrbios que lesionam os rins podem causar síndrome nefrótica. As pessoas se sentem cansadas e apresentam inchaço (edema) do tecido.

edema é o extravasamento de líquido aquoso dos vasos para o espaço intersticial; o líquido pobre em proteínas (transudato) ou rico em proteínas (exudato).