Como descrever a personalidade de uma pessoa?

Perguntado por: srocha . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela auto-estima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, que representa também um traço da personalidade, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental. Veja também: Qualidades de uma pessoa e caráter de uma pessoa.

Desenvolva uma lista de termos que definam seus principais atributos.

  • Se possível, use termos como: passional, motivado, ambicioso, organizado, líder nato, focado em resultados e excelente comunicador.
  • É possível que o entrevistador peça para você se descrever em três palavras.

Que 3 palavras definem você?

  • Liberdade. É o que mais prezo na vida! Na minha vida e nas vidas dos outros! ...
  • Alegria. Alegria gratuita, genuína, sem esforço, e por tudo, por nada, pela possibilidade de estar aqui para observar a riqueza deste agora! ...
  • Inteligência. Esta é a memória mais antiga que tenho do que me falam.

Ao todo, a teoria de Jung apresenta oito tipos de personalidade:

  • Reflexivo extrovertido. ...
  • Reflexivo introvertido. ...
  • Sentimental extrovertido. ...
  • Sentimental introvertido. ...
  • Perceptivo extrovertido. ...
  • Perceptivo introvertido. ...
  • Intuitivo extrovertido. ...
  • Intuitivo introvertido.

Embora existam uma infinidade, pesquisadores acreditam que existam cinco traços de personalidade essenciais. Entre eles estão extroversão, agradabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

O The Telegraph publicou uma relação de quatro tipos distintos de personalidade com base em uma pesquisa feita pela Universidade Carlos III de Madrid, que concluiu que 90% das pessoas podem se encaixar em um desses grupos básicos: otimistas, pessimistas, confiantes e invejosos.

ID, ego e superego: conheça os 3 grupos de forças da personalidade.

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

Publicado em 12 de dez.

  1. 1 DESCOBRINDO SUA IDENTIDADE. Conheça a si mesmo. ...
  2. 2 REPARE EM COMO SE IDENTIFICA. ...
  3. 3 ANOTE RAPIDAMENTE EXPRESSÕES DE PENSAMENTOS E DEFINICOES SOBRE SI. ...
  4. 4 CRIANDO SUA DEFINICAO PRÓPRIA. ...
  5. 5 IDENTIFIQUE SEUS VALORES PRINCIPAIS. ...
  6. 6 DEFINA-SE DE FORMAS POSITIVAS.

Por exemplo, olhe para coisas como religião, nacionalidade, identidade sexual e veja se essas são formas de você se definir. Olhe para os papeis que você assume, tais como seu trabalho, sua posição na família (mãe, pai, irmã, irmão), seu status romântico (solteiro(a), namorando, etc.).

Bom é um adjectivo; bem é um advérbio.

Características de uma pessoa com personalidade forte
Elas possuem opiniões convincentes. Contudo não são arrogantes. Além disso, possuem a habilidade de defender os seus argumentos, pois costumam ter discursos bem preparadores e coerentes.

O que se conhece por estrutura de personalidade é uma forma de visualizar características estáveis de um indivíduo para as diferentes situações do cotidiano. Os “traços e disposições” dão conta da consistência do indivíduo em situações diversas, ou seja, dimensões contínuas como o temperamento da pessoa.

Estas quatro funções são: pensamento, sentimento, sensação e intuição.

Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.

INFJ

E as mais raras? Já a mais rara é a INFJ (Advogado) que é considerada presente em apenas 1% da população mundial.

Já um estudo da década de 2000, liderado pela psicóloga americana Jean Twenge, descobriu que, mesmo depois de feito o controle sobre fatores como contexto familiar e insatisfação geral com a vida, as pessoas que não gostavam do nome tendiam a ter um ajuste psicológico mais precário.