Como descrever a mentira?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

De acordo com o dicionário Michaelis, mentira significa o ato ou efeito de mentir; afirmação que se opõe à verdade; informação enganosa ou controvertida; aquilo que dá falsa ideia; o que ilude; ou opinião sem fundamento.

A mentira, para ele, é qualquer forma de comportamento que forneça informações falsas ou prive alguém das verdadeiras. Mentir pode ser um ato consciente ou inconsciente, verbal ou não verbal, declarado ou não declarado. Nesse sentido, o sorriso falso é uma mentira.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009.

Quando a mentira se torna patológica, o indivíduo não controla seu comportamento, muito menos consegue parar de mentir. Este comportamento poderá causar danos em sua vida como: ansiedade, angústia, tristeza, depressão, ocasionando prejuízo e sofrimento relevante e significativo.

A mentira é a mãe da decepção e gera a infelicidade alheia, esfria e destroi qualquer relacionarmento, seja entre casais, entre colegas de trabalho ou na vida comunitária. A mentira é um tapa na cara de quem confia na pessoa que mente de forma corriqueira e que acaba enleada nas teias de sua própria simulação.

Para especialistas, é uma demonstração clara de ansiedade causada pela mentira. O nervosismo leva o mentiroso a tensionar os músculos. A pessoa pode segurar algo com força até os nós dos dedos ficarem muito brancos ou então apertar partes do próprio corpo, como os braços, sem notar.

1 aldrabão, loroteiro, embusteiro, enganador, farsante, impostor, mendaz, patranheiro, trampolineiro, trapaceiro, aldravão, intrujão, mentireiro.

mentiroso - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularmentirosomentirosa
Pluralmentirososmentirosas

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso.

Além da questão do transtorno, que também é algo bem patológico, existe a autodefesa, segundo a especialista, que explica que indivíduos mentem para se proteger, usando isso como mecanismo de proteção - geralmente são pessoas que têm baixa autoestima, ansiosas e necessitam dessa autodefesa.

A mentira destrói a confiança | Frases curtas de amor, Frases de amizade, Frase para refletir.

Confira a lista de 7 sinais feita pelo portal Entrepreneur, com a análise do especialista:

  1. 1 - Mentirosos falam demais. ...
  2. 2 - Mentirosos tentam vender a verdade. ...
  3. 4 - Mentirosos sorriem com a boca, não com o rosto. ...
  4. 5 - Mentirosos fingem estar calmos. ...
  5. 6 - Mentirosos criam histórias perfeitas demais.

A mitomania é um transtorno psicológico que faz com que o portador seja um mentiroso compulsivo. A condição também é conhecida como pseudologia fantástica ou mentira patológica.

O hábito de mentir também pode revelar um desvio de personalidade. Para quem sofre de transtorno de personalidade narcisista, mentir faz parte da individualidade. Em geral ligado ao excesso de autoestima e ao egocentrismo, o objetivo é se exaltar, mostrar-se superior ao que se realmente é.

Quando mentimos, três partes principais do nosso cérebro são estimuladas. Primeiro, o lobo frontal (do neocórtex), que tem a capacidade de suprimir a verdade, devido ao seu papel intelectual. Em segundo lugar, o sistema límbico é ativado, devido à ansiedade que vem junto com a decepção (oi, amígdala!).

Sinônimo de mentira

  • Aquilo que engana e não corresponde à verdade: ...
  • Afirmação falsa e desonrosa: ...
  • Afirmação ilógica: ...
  • Motivo falso: ...
  • Ação de enganar: ...
  • O que é ilusório:

1º de abril

Ano após ano, é comum que o dia 1º de abril seja marcado por pegadinhas e brincadeiras. Isso porque a data é conhecida em muitos países com o Dia da Mentira.