Como descongelar vinho congelado?

Perguntado por: npereira6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Tendo certeza que a garrafa está intacta, deixa-a descongelando em temperatura ambiente por ao menos trinta minutos antes de abrir. Algumas características do vinho podem ter sido alteradas por conta do congelamento, mas ele ainda pode ser bebido normalmente.

Mas caso você passe por uma situação de vinho ou espumante congelado, não se desespere! Aguarde alguns minutos e abra o seu produto com segurança. Pequenas alterações organolépticas poderão ser sentidas, mas não se justifica o desprezo do líquido.

8 minutos

Se você desejar resfriar um vinho branco ou espumante de forma rápida e eficaz, envolva a garrafa de sua escolha com um papel toalha molhado e coloque-a no freezer. Dentro de 5 a 8 minutos, seu exemplar estará pronto para consumo!

O risco aqui é colocar garrafas de vinho no freezer e esquecer. Quando a água congela, ela se expande e pode quebrar o vidro ou até expulsar o vedante. É preciso ter atenção à temperatura do congelador e ao tempo que se deixa a garrafa lá para evitar que isso ocorra.

Quando bebemos algo muito gelado, as nossas papilas não conseguem identificar com clareza os gostos e isso é um problema. Além disso, os aromas e sabores dos vinhos também se modificam conforme a temperatura.

Pode é claro, mas sempre considerando que será por pouco tempo, pois neste caso o processo de absorção de gostos e cheiros será muito acelerado uma vez que o vinho já esta aberto.

Mas a gente já inicia entregando: de fato, não é uma boa ideia guardar vinho na geladeira. Isso porque as garrafas precisam de ambiente sem luz, sem oscilação de temperatura, com determinado percentual de umidade e bom posicionamento. Nenhuma destas características é encontrada na geladeira.

Mas, é importante ressaltar que o principal fator que prejudica o sabor do vinho não é uma temperatura levemente mais alta, mas sim uma variação muito rápida ou constante da temperatura. Portanto, um ambiente que apresente temperatura estável não apresenta grandes riscos a bebida.

A melhor forma é colocar o espumante numa champanheira com gelo e um pouco de água por cerca de 30 a 40 minutos antes de abri-lo. Nunca coloque no freezer, isso afeta a elasticidade da rolha, dificultando a abertura, e ainda pode alterar as características da bebida devido ao choque de temperatura.

Mas, se for inevitável levar o vinho ao freezer para gelá-lo rapidamente, a dica é tenha muita atenção ao tempo que rótulo deve ficar no freezer: 20 minutos para os brancos, 10 para os espumantes (com mais cinco na geladeira) e apenas cinco minutos para os tintos.

Frisantes devem ser apreciados em taças menores, para que não haja perda do gás e sua temperatura se mantenha mais baixa. Além disso, muitos consumidores assíduos costumam apreciar frisantes nas tradicionais taças de espumante, mas lembre, que a taça ideal sempre ficará à sua escolha.

O ideal é que o vinho, caso realmente seja necessário usar o freezer, passe por ele o menor tempo possível. Para que ele gele mais rápido, uma alternativa é envolvê-lo em um pano molhado antes de colocá-lo no freezer, assim o tempo necessário é menor.

20 minutos

- Uma boa medida é botar o vinho aberto na geladeira por uma hora, e tirar 20 minutos antes de servir. Serve para tintos, brancos e rosés.

Segundo Dian, os vinhos podem ser guardados por até 2 dias na adega ou geladeira, desde que retirado o oxigênio de dentro da garrafa (saiba mais sobre isso no passo abaixo).

O álcool puro congela a -114°C. Sendo assim, o ponto de congelamento do vinho será menor que o da água pura, mas maior que o do álcool, ficando perto de -6°C.

O vinho e o sono: entenda a relação
Isso porque de acordo com um estudo de cientistas italianos da Universidade de Milão, existe uma grande quantidade de melatonina em grande parte de variedades de uvas viníferas. E, melatonina, como bem sabemos, nada mais é do que o hormônio responsável por nos fazer sentir sono.

O ideal é que seja servido entre 6°C e 8°C, se for leve e doce; 7°C e 10°C, caso seja jovem, meio-seco ou encorpado; e de 10°C a 12°C, para os que são encorpados.