Como descongelar queijo mais rápido?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Coloque-o no meio de um prato, tigela ou panela segura para ir ao micro-ondas. Levar um queijo ao micro-ondas é o método mais rápido para descongelá-lo, mas também pode retirar o soro de leite e o leite do queijo, o que o deixará oleoso ou molhado.

Para descongelar, basta deixar na geladeira até que o produto volte à consistência natural. Deixe no congelador por no máximo um ano. Queijos inteiros e até mesmo aqueles que não foram abertos podem ser congelados na embalagem original.

Sim, pode ser congelado, desde que esse congelamento seja feito no túnel de resfriamento rápido, e depois descongelado devagar em câmara fria a 10°C/7 a 10 dias.

Depois de tirar a embalagem plástica do queijo congelado, coloco a peça no microondas por 9 segundos. Viro e volto a colocar mais 9 segundos.

O ideal é que o descongelamento seja gradual, colocando a peça na geladeira e deixando lá pelo tempo que for preciso. O processo de descongelamento em temperatura ambiente pode acelerar também a proliferação das bactérias, o que não é recomendável.

Queijos como camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere podem ser congelados tranquilamente, porém é bom tomar todos os cuidados para que isso seja feito corretamente. Congelar em Pedaços: Corte o queijo em porções menores, assim você descongela o que precisa.

Queijos brancos ou azuis não devem ser congelados
Isso porque eles podem ficar quebradiços demais, com o aspecto meio granulado e derreter muito mal quando forem descongelados, deixando o sabor superestranho.

Cuidados para o consumo
A validade que consta na embalagem é referente ao produto fechado. A partir do momento em que os laticínios são abertos, a validade é de até 3 dias em refrigeração; Ao comprar uma peça grande, é recomendável cortar a quantidade que será consumida e fracionar o restante para o congelamento.

Não. Se a sua pergunta é quais queijos podem-se congelar e quais não, infelizmente o queijo fresco é tipo de queijo que mais deveria evitar no congelador. Pela sua textura macia e o alto conteúdo em soro, não suporta temperaturas tão baixas, provocando que o queijo se quebre, se dissolva e perda sabor e textura.

Para os queijos fatiados, coloque uma folha de papel manteiga entre as fatias e, depois, transfira-os para os saquinhos zip lock. Tente não misturar os tipos de queijo e armazene-os por um período de, no máximo, 6 meses. Quando for descongelar, deixe-o na geladeira por pelo menos 24 horas antes de usá-lo.

Na hora de descongelar, nada de se apressar: deixe na geladeira por cerca de 12h antes de utilizar. Isso evita que condense água e altere o produto.

É importante manter o queijo protegeido em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em filme plástico, alumínio ou papel de seda. Coloque-os na gaveta de legumes, que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma.

Encha uma bacia com água fria e mergulhe o leite congelado nela. Em seguida, leve a bacia à geladeira por 30 minutos. Troque a água e refrigere por mais 30 minutos para descongelar totalmente o leite. Essa técnica funciona melhor com caixas pequenas, com menos de 2 l.

Coloque o recipiente no meio do micro-ondas. Ajuste a potência dele para a mais baixa disponível. Esquente o queijo por 30 a 45 segundos por vez, tire e olhe como está. Se ele ainda não tiver descongelado, ponha mais 30 segundos.

Mas vale lembrar: o queijo pode não ficar como antes! E isso acontece porque quando é congelado, a água e a gordura formam cristais de gelo, que podem acabar danificando a proteína do alimento. Esses queijos, quando descongelados, ficarão mais quebradiços, mas ainda podem ser derretidos.