Como descongelar o salmão para sushi?

Perguntado por: lcavalcanti9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Mergulhe o pacote congelado em água gelada e deixe o produto elevar a temperatura durante as horas que você tem. Se o peixe não estiver envolvido por algo, é melhor colocá-lo em um saquinho plástico. Em torno de uma hora o produto deve ficar pronto para o cozimento, dependendo do tamanho e espessura.

O descongelamento na geladeira é o método que mais preserva o sabor do peixe. Filés finos de salmão e pedaços com menos de 500 g levam cerca de 12 horas para descongelar. Já um peixe inteiro ou postas grossas com mais de 500 g precisam de 24 horas.

Em resumo, acho que há diferenças nos sabores e consistências de peixes congelados comparados a de um peixe fresco, mas, se o processo de congelamento e descongelamento for feito corretamente, com a manipulação for adequada, você pode comer como sashimi ou sushi.

Modo de preparo

  1. Fatie o salmão utilizando uma faca afiada e a cada corte esfregue uma banda de limão na faca para não grudar o peixe.
  2. Rale o gengibre.
  3. Misture com o shoyu.
  4. Coloque a mistura num recipiente e deixe o peixe marinando por 15 minutos.
  5. Sirva de preferência acompanhado com arroz japonês (gohan).

Peixes que podem ser consumidos crus
De maneira geral, aposte em tipos como o salmão, o atum, a tilápia, o arenque e o linguado ao comer peixe cru. Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru.

Calcule a quantidade que vai usar de carne para evitar desperdícios: 1 kg de salmão, por exemplo, é suficiente para preparar sashimi para cerca de seis pessoas.

Sempre colocar o peixe para descongelar na parte de baixo da geladeira, por aproximadamente 24 horas antes de ser consumido, pois é o tempo mínimo para o descongelamento. Você pode utilizar o micro-ondas ou deixar na geladeira. Nunca deixe de molho em água ou descongele em temperatura ambiente.

Em relação ao salmão, uma das características visuais mais marcantes é a presença de linhas bancas em sua carne. Porém, quando essas linhas desaparecem ou apresentam coloração acinzentada, ele está estragado e não é seguro para ser consumido. Ainda, ao pressioná-lo, seu toque deve ser firme.

Por isso, a recomendação é que ele seja mantido congelado por no máximo 90 dias. É preciso descongelá-lo por completo ainda no refrigerador antes de prepará-lo.

Neste caso, em que não há muito tempo para o descongelamento, a nutricionista recomenda colocar o peixe em água corrente até que esteja completamente degelado. O processo pode ser feito em uma travessa ou diretamente embaixo da torneira, o importante é que a água não fique parada sobre os filés.

Como descongelar peixe? Então, o ideal é que você nunca descongele o peixe usando o micro-ondas, água quente ou a temperatura ambiente.

O salmão é um peixe fácil de congelar e que dura meses congelado, mas o melhor é que o sabor se mantém! Você pode congelar o salmão inteiro ou cortá-lo em filés. Contanto que você o descongele com segurança, terá um peixe com uma textura firme e bonita, perfeito para uma refeição durante a semana ou um jantar especial.

Na hora de escolher seu salmão para o seu sushi ou sashimi os seguintes pontos devem ser considerados:

  1. O peixe deve possuir uma espessura alta e a carne firme.
  2. Os olhos do peixe devem estar úmidos, com o aspecto brilhante.
  3. O peixe deve ter a pele brilhante (prateado claro).

10 peças

A quantidade de sushi que uma pessoa come pode variar muito dependendo de quem se trata, mas atenção: a média para uma única pessoa é entre 8 e 10 peças de sushi por refeição. 8 a 10 peças.

- Limpe bem seu salmão em água corrente! Peixe fresco é a única carne que devemos lavar!!! (Existe uma polêmica em torno disso, porém é muito provável que seu filé venha com escamas soltas. Dele próprio ou dos outros peixes que estavam em contato com ele.

Faça uma mistura especial de sal e temperos para salgar os filés de peixe. Coloque sal, água, folhas de louro e tomilho em uma panela e cozinhe até que o sal se dissolva, o que deve demorar alguns minutos. Deixe a mistura esfriar e, em seguida, misture a água fria com alguns cubos de gelo.

Segundo as autoridades de saúde, a carne está contaminada por bactérias salmonela, que podem provocar infecção no intestino e, como consequência disso, febre, diarreia, vômitos, cólicas e dores de cabeça.

Apesar de ser considerado uma carne bem nutritiva, órgãos como a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) não recomendam a ingestão de salmão mais de duas vezes por semana devido a diversos tipos de contaminantes presentes no peixe (se for salmão proveniente de aquicultura, esse número passa a uma vez por ...

Após passar pelo sal e o vinagre, embrulhe o salmão em papel filme e coloque-o no congelador, na hora de servi-lo, apenas retire do congelador e use-o normalmente”, contou. Outra dica interessante é que a folha de bambu (sassa) tem propriedades anti-bacterianas, o que também ajuda a manter o frescor do prato.

O sushi é uma culinária tradicional de outro país, porém os ingredientes presentes nela são, em sua maioria, baratos. O que o torna mais caro é o preparo, técnica e apresentação, por isso, é necessário saber como calcular o preço de sushi.

R$ 129,90 por Kg.