Como descongelar frango rápido com vinagre?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Vinagre. O vinagre branco também é uma mão na roda para quem quer descongelar carne de modo rápido! Mergulhe a carne em uma mistura de água e vinagre branco e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Além de descongelar, o ingrediente contribui para a maciez da proteína!

Como usar vinagre para descongelar carne
Em uma tigela, deixe a carne congelada marinando em vinagre branco por cerca de 20 minutos. O produto ajuda a descongelar porque aumenta a temperatura do alimento. Passado o tempo, lave a carne sob água corrente e pronto.

Coloque o pedaço de carne que você deseja descongelar de forma rápida no fundo da panela virada. Encha uma panela com água – pode ser em temperatura morna – e a coloque em cima da carne. Aguarde por cerca de 15 minutos. Dica: pedaços menores descongelam mais rapidamente.

Você pode reservar uma tigela com água fria da torneira, colocar alguns cubos de gelo na água para baixar um pouco mais a temperatura e deixar o frango lá dentro. Este método vai descongelar a proteína em menos de 1 hora desde que as partes já estejam cortadas dentro do saquinho.

Como descongelar frango no microondas
Tire a embalagem do frango; Coloque-o em um recipiente que possa ir ao microondas, assim você poderá evitar que o líquido do frango se derrame e suje o microondas; Coloque o modo de descongelar em seu microondas por um tempo breve (aproximadamente 2 minutos).

Não é necessário descongelar os alimentos antes de prepará-los no aparelho. Os alimentos congelados demoram um pouco mais para serem preparados, porém o resultado é o mesmo dos demais alimentos. Com o controle de temperatura, você pode escolher o melhor ajuste para cada alimento.

Tempere o frango cortado em pedaços pequenos com antecedência. Aqueça o óleo e coloque vários pedaços de frango de uma só vez, ele pode estar congelado. Vai esfriar o óleo, mas é pra isso acontecer mesmo.Ao contrário das outras frituras aqui o óleo deve esfriar.

Feche bem o saco e mergulhe a carne em um pote ou panela com água fria. Troque a água a cada 30 minutos até descongelar suficientemente. Atenção! Não use água quente em hipótese alguma, pois a temperatura elevada pode esquentar a carne e iniciar o cozimento antes da hora.

Você pode assar um frango congelado inteiro para um grupo grande ou assar peitos e coxas para uma refeição menor. Independente da quantidade, é importante sempre seguir as normas de segurança para cozinhar completamente e evitar doenças transmitidas por alimentos.

É bom lembrar: nunca se deve congelar o frango novamente, uma vez que ele já tenha sido descongelado, para não correr risco algum de perda de qualidade.

Basta você espalhar o vinagre por cima da carne e deixe agir. Depois de descongelada, é só retirar o vinagre e preparar a carne do jeito que preferir.

A dica deste vídeo é deixar a carne marinar entre 10 a 15 minutos no vinagre para acelerar seu descongelamento. Isso acontece porque se trata de um ácido que aumenta a temperatura da carne. Na sequência, você pode finalizar o processo na água ou no micro-ondas.

É importante destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda o uso de água quente para acelerar o processo de descongelamento, pois isso pode facilitar a proliferação de bactérias e outros microorganismos, colocando sua saúde em risco.

O método mais seguro de descongelamento
Já a melhor técnica para descongelar a comida é retirá-la do freezer ou do congelador e colocá-la na geladeira.

Use um borrifador com água
Encha um borrifador com água (se for quente, melhor ainda!) e borrife por toda a parte interna do congelador. Para facilita, use também um pano e vá esfregando as partes congeladas.

Algumas pessoas recomendam colocar uma tigela ou panela com água quente dentro do freezer para descongelar mais rápido. Esse é um método possível, mas tome cuidado para evitar queimaduras.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

De acordo com especialistas e agências internacionais de saúde, lavar o frango na água da torneira está entre aquilo que nunca deve ser feito. Isso porque há risco de contaminação e, consequentemente, pode provocar casos de intoxicação alimentar.

Quando você coloca o frango, por exemplo, para tomar sol, tentando acelerar o processo, bactérias se aproveitam. A parte que está descongelada e que está em temperatura ambiente é um local propício para as bactérias."