Como descongelar couve-flor cozida?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para descongelar, você pode aquecer rapidamente no microondas, cozinhar no vapor ou, ainda, descongelar na geladeira na noite anterior ou algumas horas antes do uso.

Se preferir, você pode cozinhar o vegetal no vapor. Esse momento é um passo importante para congelar a couve-flor, porque garante que o vegetal ficará com uma boa textura depois de descongelado. Logo em seguida, coloque os pedaços ainda quentes e escorridos num pote com água fria.

Para descongelar, retire do freezer e coloque-os alguns minutos em água quente. Isso já é o suficiente para terminar o cozimento dos seus legumes ou para retirar o gelo obtido no congelador. A mandioca, ou aipim, também é um ótimo alimento para ser congelado.

Mantenha no congelador por até 10 meses. Consumo: Para cozinhar a couve-flor inteira o ideal é que faça um corte em “x” no caule, isso faz com que ela cozinhe por igual e sempre espere a água ferver antes de adicionar, tome cuidado para não cozinhar muito ou acaba ficando um uma textura mole e desagradável.

Retire os legumes para uma tigela com água gelada (pode adicionar pedras de gelo). Deixe por 3 minutos, para baixar a temperatura e parar o cozimento; A couve flor e o brócolis estão prontos para congelar! Congele dentro de sacos plásticos ou em tigelas tampadas.

Como descongelar vegetais
Adicione um pouco de água ou manteiga, se necessário, coloque-os num recipiente tampado, posicione seu microondas na potência alta. Os vegetais congelados em blocos, mexa para separar as unidades na metade do tempo de cozimento. Maiores quantidades devem ser cozidos com água.

Leve ao microondas por 6 minutos e deixe repousar por 10 minutos dentro do forno, para terminar o cozimento no vapor. Retire o brócolis do microondas, espere que esfrie e tempere com sal, cebola e azeite de oliva a seu gosto. Seu brócolis no microondas está prontinho! Viu como é simples?

Encha a tigela com água gelada; Escorra a água novamente; Coloque a couve em um pote que pode ser levado ao congelador; Congele.

Para o armazenamento, pegue um recipiente com tampa adequado para congelamento; Coloque a couve em pequenas quantidades, certificando-se que elas estão bem secas; Preencha o espaço do recipiente por completo, amassando para evitar o acúmulo de ar; Por fim, coloque a couve no congelador e armazene pelo tempo que quiser.

Você pode congelar o brócolis tanto cru como cozido. Para congelar esse alimento cru, é necessário fazer o processo de branqueamento; para congelar esse alimento cozido, é necessário deixá-lo com uma textura mais firme do que você está acostumado a comer, já que para descongelá-lo você irá levá-lo novamente ao fogo.

Descarte a água do molho e enxágue o legume em água corrente; Leve o brócolis para cozinhar ao vapor ou em água fervente por 3 minutos; Coloque o brócolis em uma tigela com gelo para interromper o cozimento; Porcione o legume de acordo com sua necessidade, coloque-o em saquinhos, feche-os bem e leve ao congelador.

Para descongelar os legumes e vegetais devem cozinhá-los ainda gelados com um pouco de água. Cozinhe os vegetais branqueados menos tempo que os vegetais frescos e coloque sal no início do cozimento. Pode também descongelar em panela de pressão com 2 minutos de fervura.

Congelar é a melhor maneira de preservar a couve-flor. Contudo, não basta apenas colocá-la em um saco plástico e jogar direto no congelador. Branquear a couve flor antes de congelar vai garantir uma boa textura quando você for cozinhá-la. Após o branqueamento, congele inicialmente em uma superfície reta.

O micro-ondas é sua principal ferramenta na hora de descongelar a marmita. Você pode tanto usar o modo de descongelamento do seu aparelho, como colocar a comida congelada ali dentro e ir colocando de 2 em 2 minutos ou 3 em 3, variando a depender do aparelho.

Há duas maneiras seguras para se descongelar alimentos: na geladeira ou no micro-ondas. “Se você não vai usar os alimentos imediatamente, pode simplesmente passar do freezer para a geladeira e deixá-los descongelando.

4 dias

Como conservar couve cozida ou branqueada
Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.

Então, de acordo com os estudiosos, a couve-flor fica amarelinha depois de perder a clorofila.

Procure pontos pretos ou odores ruins na couve-flor.
A cabeça da couve-flor deve estar branca, roxa ou verde-clara e as flores delas, porosas. Couves-flores estragadas terão pontos pretos. Você pode cortá-los fora e, se embaixo a cor estiver branca normal, pode comer a couve-flor.