Como descongelar Cabotiá?

Perguntado por: unascimento2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Para descongela-lo basta aquece-lo em banho-maria. Eles guardam muito bem sua cor e sabor. Depois você pode tempera-lo como quiser e usar de base para sopas, recheios de massa ou papinhas de bebês!

Sim. Você pode congelar a abóbora branqueada (em cubos ou fatias com ou sem casca) ou a abóbora cozida.

Para congelar abóbora e utilizá-la posteriormente, cozinhe-a primeiro. Muitas pessoas optam simplesmente por fervê-la. No entanto, a abóbora cozida no forno reduzirá a água contida na mesma, fazendo com que o produto final a ser congelado mantenha um sabor bem mais intenso, mantendo-a deliciosa após o descongelamento.

Abóbora e abobrinha podem ser congeladas por até dez meses. A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses.

Como descongelar a abobrinha
Você também pode cozinhar na água ou no vapor por cerca de 1-2 minutos para descongelar e, em seguida, continuar cozinhando ou mudar a forma de preparo de acordo com a receita que for fazer.

Não há mistério em como descongelar legumes crus. A maioria desses alimentos nem exige um descongelamento prévio, podendo ir pra panela, pro forno ou para airfryer ainda congelados. Caso vá preparar um prato frio ou servir o legume cru, deixe na geladeira um dia antes do uso.

Isso porque, em temperatura ambiente, há mais chance de proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde. Esse é o método mais seguro que existe para o descongelamento de alimentos.

Coloque o pedaço de carne que você deseja descongelar de forma rápida no fundo da panela virada. Encha uma panela com água – pode ser em temperatura morna – e a coloque em cima da carne. Aguarde por cerca de 15 minutos. Dica: pedaços menores descongelam mais rapidamente.

Abóbora assada ou cozida dura até 5 dias em geladeira. Crua, lavada e cortada não passa de 4 dias em geladeira.

É o caso dos legumes e verduras. Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

ABÓBORA CABOTIÁ / JAPONESA
COMO ESCOLHER: o ideal é que tenha casca lisa, sem manchas e sem brilho. DICAS: da abóbora tudo se aproveita, da casca as sementes, evite o desperdício e consuma estas partes.

Afinal de contas, as pessoas consideram o purê de batatas uma iguaria versátil que pode ser servida como acompanhamento de vários pratos e, ao congelá-lo, podem usar as sobras de forma eficaz ou preparar porções extras para o futuro. A resposta curta é sim, você pode congelar o purê de batata!

No congelador, o arroz cozido pode ser armazenado por até 3 meses sem perder sabor ou consistência. Antes de levar ao freezer, espere o alimento esfriar completamente e divida em porções, lembrando-se sempre de colocar uma etiqueta com a data em que ele foi cozido.

Congelar abobrinhas sem branqueamento:
Lave e seque as abobrinhas. Fatie como desejar e seque com um papel toalha. Coloque em um saco próprio para freezer e congele. Para preparar se for fazer abobrinhas fritas, tire do saco e ainda congelada passe no ovo e farinha e frite em óleo bem quente.

Caso você já tenha cozinhado a cenoura e queira congelar as sobras, basta seguir as etapas de congelamento listadas a partir do pré-congelamento. Para descongelar, você pode aquecer rapidamente no microondas, cozinhar no vapor ou, ainda, descongelar na geladeira na noite anterior ou algumas horas antes do uso.

Batata cozida: não congela bem, a textura modifica e ela fica esfarelando. Cremes e pudins que levam amido: soltam água depois de descongelados.

Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas. Acondicione-o em saco de plástico, retire o ar de dentro da embalagem com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador.