Como desconfiar se está com câncer?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Uma perda de peso inexplicada de 5 quilos ou mais pode ser o primeiro sinal de câncer. Isso acontece na maioria das vezes com o câncer de pâncreas, estômago, esôfago ou de pulmão. Febre. A febre é muito frequente em pacientes com câncer, mas isso geralmente acontece com a disseminação da doença.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras.

O exame de sangue pode ser uma forma importante de obter um diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer. Muitos tipos são silenciosos, ou seja, não apresentam sintomas nos seus estágios iniciais.

O coração físico pode até não ter câncer, o espiritual não somente trás pro coração mais também para todo corpo.

Entre os tipos de câncer com maior letalidade, o câncer de pâncreas é um dos mais agressivos e silenciosos, com sintomas inespecíficos e que surgem apenas em estágios avançados da doença.

A dor relacionada ao câncer acomete cerca de 50% dos pacientes, considerando todos os estágios da doença, e em torno de 70% dos indivíduos com doença mais avançada. A dor do câncer pode ser devida ao tumor primário ou suas metástases, à terapia anticancerosa e aos métodos de investigação.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano, durante o período entre 2023 e 2025.

Ressonância magnética
Exame de imagem usado para detectar câncer em várias partes do corpo, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os ossos.

As células cancerosas costumam se espalhar para outras partes do corpo onde elas começam a crescer e formar novos tumores. Isso acontece quando as células cancerosas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo. Ao longo do tempo, os tumores irão substituir o tecido normal.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

“O hemograma é um exame que avalia a contagem de células sanguíneas e a sua forma, como também a concentração de hemoglobina. As alterações ocorrem quando as células tumorais invadem a medula óssea – nossa “fábrica” de células sanguíneas – promovendo diminuição da produção das mesmas”, o Dr. Bellesso explica.

A confirmação ou não de um câncer é feita por meio de biópsia, que pode ser realizada no consultório do ginecologista por aspiração da amostra, ou histeroscopia, que é feita com anestesia local. A amostra é analisada em laboratório para verificar se há células cancerosas.

O exame de urina pode diagnosticar alguns cânceres de bexiga precocemente, mas esse exame não é o mais adequado para o rastreamento. Nesse exame, a urina é analisada sob um microscópio para determinar a presença (ou não) de células cancerígenas.

Os primeiros sintomas geralmente são: febre, dor muscular e tosse seca. A evolução costuma ser branda e autolimitada, por período de quatro dias a... Pouca gente se lembra de fazer – e às vezes até mesmo os médicos se esquecem de pedir – o exame de sangue oculto nas fezes.

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

Maioria dos tipos de câncer mais perigosos se desenvolvem em órgãos da região abdominal Freepik Um estudo feito pelo Global Cancer Observatory e pela International Agency for Research on Cancer, entidades associadas à Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou quais são os tipos de câncer mais perigosos.

O sintoma mais comum de um câncer de cabeça e pescoço é a presença de uma ferida ou inchaço persistente, que demora para cicatrizar ou sumir – com períodos acima de duas semanas.