Como desconfiar de diabetes?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 15 votos

A seguir você confere os principais sintomas de diabetes, que podem indicar que você pode estar com a doença, continue lendo.

  1. Fome excessiva. Um dos sintomas de que você poder estar diabético é a fome frequente. ...
  2. Vontade frequente de urinar. ...
  3. Sede constante. ...
  4. Perda de peso. ...
  5. Fraqueza. ...
  6. Fadiga. ...
  7. Mudanças de humor. ...
  8. Náusea.

Os sintomas comuns de glicose alta (diabetes) tipo 1 e 2 são perda de peso, visão turva, cansaço, náuseas e vômitos. Para evitar a glicose alta e manter-se equilibrado e saudável, nosso organismo depende de algumas substâncias que devem estar presentes em níveis adequados.

Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

Muita vontade de urinar
Assim, ocorre uma sensação de desidratação, que faz com que o paciente ingira mais líquidos. Isso cria um círculo vicioso. Nesse caso, a urina é muito límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas por dia.

O procedimento é simples, uma tira deve ser mergulhada no recipiente onde foi coletada a urina. Após 2 segundos, a tira deve ser retirada do recipiente. Feito isso, em cerca de 30 a 60 segundos o resultado aparecerá. A cor da tira deve ser comparada com a da escala cromática.

Quando os níveis de açúcar no sangue aumentam, a pessoa sente tonturas, juntamente com outros sintomas, como sede, fome, cansaço e letargia. A melhor forma de evitar esses picos e quedas é através do monitoramento diário, seguir a medicação corretamente e investir em uma alimentação saudável.

Funciona assim: em vez de recorrer ao tal leitor, o usuário baixa gratuitamente o app FreeStyle LibreLink no seu telefone (disponível nos sistemas Android e iOS). Aí é só aproximar o celular do sensor – que é instalado pelo próprio paciente no braço – e ver a quantas anda as suas taxas de açúcar no sangue.

O termo diabetes emocional é uma denominação popular usada para se referir a situações em que episódios de ansiedade ou estresse ocorrem próximos ao diagnóstico de diabetes. Muitas pessoas consideram que esse efeito estressante pode ser o responsável pelo desenvolvimento da doença.

06 frutas mais indicadas para diabéticos

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: Devido às suas propriedades digestivas, o abacaxi auxilia na absorção de carnes e outras proteínas pelo organismo. ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.

De modo geral, a condição surge devido a uma alimentação desregrada e hipercalórica, com consumo excessivo de alimentos industrializados, doces e carboidratos. A falta de exercícios físicos também é um dos fatores de risco para o pré-diabetes, assim como o excesso de peso.

Isso porque a diabetes e o sono estão diretamente ligados. A hiperglicemia, alto nível de açúcar no sangue, tem como um dos seus efeitos a sensação de cansaço excessivo, que pode se associar a muita sonolência.

A sensação de cansaço constante está relacionada ao diabetes. Isso ocorre porque a doença faz com que a glicose do sangue não vá para as células na quantidade adequada, o que acarreta em falta de energia para o corpo realizar as funções e atividades do dia a dia. Além da fadiga, a diabetes pode provocar dores no corpo.

Primeiramente, a forma mais comum de identificar o açúcar na urina é a partir da realização do exame de urina e se necessário, o de sangue para a detecção precisa do problema. A confirmação do diagnóstico do diabetes só pode ser obtida através da determinação quantitativa da glicose no sangue.

Fica claro, portanto, que a água é grande aliada para quem tem diabetes, aliás para todos nós, afinal, nosso corpo é cerca de 70% formado por água.

O aumento da glicose no sangue pode causar danos aos olhos, rins e nervos, além de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e os derrames vasculares.