Como descomprimir a coluna lombar?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores. Inspire novamente e retorne a posição inicial soltando o ar novamente pela boca.

Em geral, o procedimento para a descompressão da coluna é realizado para aliviar a dor causada por alguma patologia ou lesão na região. Principalmente, a hérnia de disco. Nesses casos, é preciso liberar espaço para descomprimir o nervo que está sendo afetado.

O médico irá realizar exame físico, perguntar sobre a rotina, e solicitar exames de imagem caso necessário. O tratamento envolve medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, repouso e compressas quentes na região da coluna. Sessões de fisioterapia também podem ser solicitadas após a fase aguda da coluna "travada".

A descompressão pode ser realizada com auxílio de dilatadores tubulares ou por via endoscópica. Antes de realizar o procedimento, o ortopedista especialista em Coluna estuda toda a anatomia da coluna do paciente, identificando os principais pontos de compressão e quais devem ser ressecados.

Sintomas da compressão da medula espinhal
Se a medula espinhal na região lombar for comprimida, a dor pode irradiar para uma perna, às vezes até o pé. Se a medula espinhal no pescoço for afetada, a dor pode irradiar para os braços.

Uma causa muito mais comum de dor no braço ou nas pernas relacionada ao nervo é a compressão de um nervo espinhal. Essa condição é chamada de “radiculopatia”. Na maioria dos casos, a compressão de um nervo espinhal lombar causa dor nas nádegas e pernas, e em um nervo espinhal cervical causa dor no ombro e no braço.

Normalmente, a cirurgia consiste em realizar uma descompressão do nervo, ou seja, eliminar os fatores que causam a compressão. Este é um procedimento que costuma ser minimamente invasivo e trazer excelentes resultados desde que feito no momento correto e de maneira completa (liberação completa da compressão).

A cirurgia de descompressão medular é feita pelos neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco de modo minimamente invasivo, com a menor incisão cirúrgica que permita a melhor e mais segura descompressão da medula espinhal cervical possível.

Dentre as várias posturas, a postura gato-vaca é uma das mais indicadas como exercícios para o nervo ciático. Fique em quatro apoios e arqueie a coluna para baixo, com a cabeça para cima. A seguir, arqueie a coluna para cima, com a cabeça para baixo. Alterne entre essas duas posturas algumas vezes.

Uma descompressão endoscópica é a cirurgia menos invasiva que permite ao cirurgião descomprimir os nervos espinhais no canal espinhal com uma pequena incisão. A cirurgia utiliza endoscópio e imagens radiográficas em tempo real, de modo que a cirurgia é muito segura e eficaz.

Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento.

Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

Quando a coluna lombar está inflamada, os sintomas incluem dor localizada na parte inferior da coluna vertebral, rigidez, dificuldade para se dobrar, amplitude de movimento limitada na área afetada e sensibilidade articular.

O agachamento é considerado um dos melhores exercícios para serem feitos com o objetivo de fortalecer a região lombar. Mas ele também é indicado para o fortalecimento de outras regiões, como glúteos e posterior de coxa, por exemplo. Assim, ele é comumente indicado a ser feito utilizando uma barra com anilhas.

Como fazer: deitar de barriga para cima e dobrar os joelhos mantendo os pés no chão. Afastar os joelhos levemente para fora, girando os pés de forma a conseguir juntar as plantas dos pés, afastando os joelhos o máximo que se conseguir, e aguentar 10 segundos. Relaxar e repetir 5 vezes.

Outros tipos de exercícios podem ser inadequados, porque causam mais pressão nos ligamentos e nos discos da coluna vertebral, o que pode piorar a dor. Esse é o caso da corrida e de outras atividades que incluem saltos ou saltitos. No entanto, para quem tem dores muito intensas, é preciso procurar uma orientação médica.

- Exercício 1 - Sentado, com as pernas esticadas e os braços apoiados por detrás do corpo, levante alternadamente a perna direita e a esquerda, mantendo-as esticadas durante a elevação. Não é necessário elevar demasiado as pernas, sendo que é essencial manter as costas direitas durante todo o exercício.

Alongamento da coluna lombar
Deite-se de barriga para cima. Com os joelhos dobrados em direção ao teto e os pés apoiados no chão, leve o joelho direito até o peito e segure por 20 segundos. Dado o tempo, retorne à posição inicial e repita o mesmo movimento com o joelho esquerdo e fique por mais 20 segundos na posição.

Na maioria dos casos, a dor da radiculopatia cervical começa no pescoço e desce pelo braço na área servida pelo nervo danificado. Essa dor geralmente é descrita como ardente ou aguda. Certos movimentos do pescoço – como estender ou esticar o pescoço ou virar a cabeça – podem aumentar a dor.

A fratura da coluna vertebral é considerada uma lesão grave e ocorre, na maioria dos casos, após impactos como acidentes de carro, ou quedas intensas, mas também pode estar relacionada a quadros que enfraquecem a coluna vertebral, como osteoporose e tumores ósseos.