Como descobriu a energia nuclear?

Perguntado por: alima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em 1898, Madame Curie, em Paris, descobriu, ao mesmo tempo que Schmidt,na Alemanha, que entre os elementos conhecidos, o tório apresentava características radioativas, do urânio. O casal Curie já explicava a radioatividade como uma propriedade atômica.

Para alguns estudiosos, a terceira Revolução Industrial teve início nos Estados Unidos e em alguns países europeus, quando a ciência descobriu a possibilidade de utilizar a energia nuclear do átomo.

Ernest Rutherford

Físicos nucleares refinaram o conceito, demonstrado pela primeira vez em 1934 por Ernest Rutherford. Às vésperas da Segunda Guerra as bases teóricas já estavam bem definidas, e em 1946 o primeiro “reator de fusão” foi patenteado no Reino Unido.

Entre as vantagens da energia nuclear estão a abundância de urânio na natureza, os baixos custos de operação e a alta eficácia das usinas nucleares. Não há emissão de gases poluentes da atmosfera na geração de energia nas usinas nucleares.

Othon Luiz Pinheiro da Silva.

Modelo Atômico de Rutherford
Mesmo que Thomson já tivesse identificado que o átomo não era indivisível, foi o modelo de Rutherford que quebrou o átomo em pedaços de vez. Isso porque o modelo de Thomson ainda imaginava o átomo como uma esfera.

A energia nuclear é a energia liberada pelo núcleo de átomos que sofrem a ação de desintegração de suas partículas. O Urânio é comercialmente um dos principais elementos de onde podemos obter esta energia.

A primeira reação termonuclear ocorreu em novembro de 1952, nos Estados unidos. Nessa ocasião uma bomba de hidrogênio (bomba nuclear baseada na fusão de hidrogênio) liberou uma energia equivalente a 10 milhões de toneladas de TNT.

O interesse pela tecnologia nuclear no Brasil começou na década de 50, com o pioneiro, nesta área, Almirante Álvaro Alberto, que entre outros feitos criou o Conselho Nacional de Pesquisa, em 1951, e que importou duas ultra-centrifugadoras da Alemanha para o enriquecimento do urânio, em 1953.

A energia nuclear é muito utilizada na medicina, na agricultura, no meio ambiente e na indústria, principalmente, para a geração de energia elétrica. O sistema elétrico brasileiro, por ser predominantemente hídrico, é afetado profundamente pelas variações climáticas.

Angra 1

Angra 1 é a primeira usina nuclear brasileira e entrou em operação comercial em 1985. Com 640 megawatts de potência, a usina opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo, e gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís.

Apesar da eficiência e do potencial, a fusão nuclear ainda não é usada comercialmente pelos desafios que ela impõe. O primeiro deles: as temperaturas exigidas para manter a reação são altíssimas, de forma que, muitas vezes, a energia exigida para atingi-las é maior do que a energia produzida pela fusão.

Tecnicamente, a energia da fusão nuclear é muito limpa: não produz gás carbônico, não gera lixo tóxico e não possui riscos de explosão.

Cientistas na Terra foram capaz de produzir reações de fusão nuclear somente nos últimos 60 anos. Fusão entre núcleos mais pesados são produzidas, em pequenas quantidades, corriqueiramente em aceleradores de partículas.

Quais são os tipos de energia nuclear? Existem dois tipos de reações nucleares que transformam massa em energia: Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas; Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.

Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.

As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país.

Chernobyl tinha reatores do tipo RBMK, que usavam o grafite, em combinação com água, com canais de combustível individuais. A água fervia nos canais de combustível e o vapor era separado acima deles, em um único circuito. Depois do acidente, este tipo de reator foi aposentado no mundo.

Nikola Tesla: o pioneiro da energia elétrica que tornou nossa vida mais fácil.

É impossível criar ou destruir um átomo de um elemento. (Os átomos trocam de “parceiros” para produzir novas substâncias.) 5. A menor porção de um composto é um “átomo composto”.