Como descobrir um vetor paralelo a outro?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para achar um vetor paralelo a uma reta, basta pegarmos 2 pontos quaisquer da reta e encontrarmos o vetor que liga os dois pontos. E temos o ponto .

As retas podem ser, também, perpendiculares, que é um caso particular de reta concorrente. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Retas paralelas: considerando duas retas, r e s, ambas são classificadas como paralelas quando não possuem nenhum ponto em comum.

Definição: Dizemos que dois vetores e são perpendiculares se, e somente se, o produto escalar entre eles é igual a zero.

Para definir um vetor a partir dos pontos de exemplo A e B, basta fazer a diferença entre as coordenadas dos dois pontos: v = B - A.

A subtração dos dois vetores é representada assim: A subtração, A – B, é igual à soma do vetor A com um vetor de mesmo módulo, mesma direção, mas de sentido oposto ao do vetor B.

Planos paralelos
A definição é a mesma: dois planos são paralelos quando não possuem ponto em comum. As propriedades variam, uma vez que há variação na natureza de uma das figuras: Quando dois planos são paralelos, qualquer reta que pertença a um deles é paralela ao outro.

O vetor resultante liga o início do primeiro ao final do segundo. Para determinar o módulo do vetor resultante entre dois vetores perpendiculares, fazemos coincidir o início dos dois vetores. O módulo do vetor resultante é determinado pelo teorema de Pitágoras.

Os paralelogramos pertencem a uma dessas classificações especiais, que é realizada para o grupo dos quadriláteros. Dessa forma, para ser paralelogramo, o polígono deve ser um quadrilátero que possui a seguinte definição: todo quadrilátero que possui lados opostos paralelos é chamado de paralelogramo. Não pare agora...

A coplanaridade, na geometria, é quando todos os pontos se situam no mesmo plano geométrico, sendo que para descobrir se há coplanaridade entre 3 vetores, calculamos a determinante de sua matriz , e caso ela for nula, os vetores são coplanares.

Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si. Retas perpendiculares são aquelas que formam entre si um ângulo de 90º.

Vetor unitário é o que tem o módulo igual a 1. Para construir um vetor unitário u que tenha a mesma direção e sentido que um outro vetor v, basta dividir o vetor v pelo seu módulo, isto é: Observação: Para construir um vetor u paralelo a um vetor v, basta tomar u=cv, onde c é um escalar não nulo.

Dois vetores v e w são ortogonais se o produto escalar entre ambos é nulo, isto é, v. w=0.

Regra do Paralelogramo
Ao posicionar os dois vetores, com mesma origem e conservando as direções e sentidos, o vetor resultante é o vetor que liga o final do segundo vetor na subtração (subtraendo), até o final do primeiro (minuendo).

Regra do paralelogramo

  1. Dispor dos dois vetores com a mesma origem.
  2. Traçar as paralelas: pela ponta do A passa uma paralela a B, e pela ponta do B passa uma paralela a A. ...
  3. Traçar o vetor da resultante: o nosso S deve partir da origem comum até o encontro das paralelas de A e B.