Como descobrir um monômio?

Perguntado por: tjesus5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O grau de um monômio é a soma dos expoentes da sua parte literal; 9x5 possui apenas um expoente, então o monômio é do 5º grau. 8x2 y4 possui dois expoentes, então devemos somá-los 2 + 4 = 6, portanto esse polinômio é de 6º grau.

Quando um polinômio possui apenas um termo, ele é chamado de monômio. Os chamados binômios são polinômios que possuem somente dois monômios (dois termos), separados por uma operação de soma ou subtração.

Um monômio é um polinômio com um termo algébrico. Monômio ou termo algébrico: produto entre números e letras (variáveis). Polinômios: Expressões algébricas com um ou mais termos. A adição e a subtração de monômios só são possíveis, se a parte literal for a mesma.

Quando a expressão possui um termo, ele é chamado de monômio. Já os que possuem dois monômios, ou seja, dois termos, são classificados como binômios. Importante destacar que eles são separados pelo sinal de positivo (soma) ou negativo (subtração).

Índice | Monômio
Para simplificar monômios que estão em uma fração as regras são: Simplificar os coeficientes; Fazer a diferença dos expoentes das letras em comum. A letra permanece no numerador se a maior potência estiver no numerador; caso contrário, ela permanece no denominador.

O monômio dessa equação 7x³ é 3 grau.

Um monômio é uma expressão algébrica constituída por um coeficiente numérico e uma parte literal. Um monômio, ou um termo algébrico, é uma expressão algébrica inteira composta por uma parte literal e um coeficiente numérico, isto é, por letras e números.

A divisão de polinômios pode ser feita pelo método da chave, como quando fracionamos números inteiros. O polinômio P(x) será divido pela expressão D(x), resultando em um quociente Q(x). Por exemplo, se tivermos um polinômio P(x) = 2x3 – 7x2 + 4x + 1 e um divisor D(x) = x – 1, será necessário encontrar o Q(x):

Por que adição e subtração de monômio deve ser efetuada quando as partes literais são semelhante, neste caso não é.

Multiplicação entre monômio e polinômio
Para realizar a multiplicação entre um monômio e um polinômio, também aplicamos a propriedade distributiva da multiplicação sobre a adição, multiplicando o monômio por cada um dos termos do polinômio.

Multiplicação de monômios

  1. Multiplique os coeficientes dos monômios. ...
  2. Procure as incógnitas repetidas que aparecem na multiplicação para usar a propriedade de potências descrita acima, ou seja, incógnitas que possuem a mesma base;
  3. Apenas reescreva as incógnitas que não se repetem nos fatores da multiplicação do resultado.

Conhecemos como polinômio uma expressão que indica a soma algébrica de monômios que não sejam semelhantes, ou seja, polinômio é uma expressão algébrica entre monômios. Monômio é um termo algébrico que possui coeficiente e parte literal.

A soma ou a subtração algébrica é feita somando-se ou subtraindo-se os coeficientes dos termos semelhantes e repetindo a parte literal. É importante observar que o sinal de menos na frente dos parênteses inverte todos os sinais de dentro dos parênteses.

Para elevarmos um monômio a uma potência devemos elevar cada fator desse monômio a essa potência. Na pratica elevamos o coeficiente numérico à potência e multiplicamos cada um dos expoentes das variáveis pelo expoente da potência.

O coeficiente é o número que acompanha as variáveis e a parte literal são as próprias variáveis. Assim, os polinômios são compostos, por: coeficiente (números que acompanham as variáveis) e parte literal (variáveis – letras que representam números).

Uma expressão algébrica é conhecida como monômio quando ela possui somente um termo algébrico. Um termo algébrico é aquele que possui letras e números separados apenas por uma multiplicação entre eles.

A simplificação de frações é feita dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número, isto seria o mesmo que eliminar todos os fatores comuns, obtendo uma fração mais simples e equivalente.

Polinômios são a adição ou subtração algébrica de monômios. Estes, por sua vez, são o produto entre números conhecidos e desconhecidos (incógnitas). Cada monômio que compõe um polinômio é chamado de termo.

Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de um, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar.

O monômio -5x4 é de grau 4, pois só possui a variável x com expoente igual a 4. 182 é de grau 0, pois é um monômio sem a parte literal.