Como descobrir se você tem cistite?

Perguntado por: iAvila9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Na realidade a cistite é uma síndrome que se compõe dos seguintes sintomas:

  1. Sensação de urgência para urinar;
  2. Vontade de urinar com aumento da frequência miccional (polaciúria)
  3. Pouca urina durante a micção;
  4. Ardor ao urinar (disúria)
  5. Dores nas costas e no baixo ventre;
  6. Sangue na urina nos casos mais graves.

Dor ao urinar, vontade de ir ao banheiro com frequência e às vezes até presença de sangue na urina. Tanto a cistite quanto a infecção urinária são mais comuns em mulheres, principalmente naquelas que são ativas sexualmente.

O sintoma clássico da cistite é dor ou ardor para urinar e a necessidade frequente de urinar eliminando apenas pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, o paciente pode urinar sangue ou apresentar dor na pélvis (parte baixa da barriga).

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.

Cistite é uma infecção que acomete a bexiga, ou seja, uma infecção do trato urinário baixo (ITU). As cistites são muito comuns em mulheres. Estima-se que 50 a 80% delas apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida.

Antes de tudo: beba bastante água. O tratamento da cistite em geral também prevê o uso antibiótico por pelo menos três dias, podendo se estender em casos de infecções mais severas e persistentes. Se nas primeiras 48 horas não há melhora do quadro, o médico poderá indicar a substituição do remédio.

Infecção na bexiga – Cistite

  • Vontade urgente para urinar, mas em pouca quantidade;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Urina turva com cheiro intenso e desagradável;
  • Dor abdominal ou sensação de peso no fundo da barriga;
  • Febre até 38ºC.

Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à cistite. No entanto, ela ocorre mais nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem sua ocorrência. A uretra da mulher, além de muito mais curta que a do homem está mais próxima do ânus.

Não. A nimesulida é um antiinflamatório não esteroidal, classe de medicação que trata dores e inflamações. A infecção do trato urinário é uma condição causada, na maioria das vezes, por bactérias. O seu tratamento envolve o uso de antibióticos.

Mas como eu pego infecção urinária durante o sexo? É assim: quando você está lá no rala e rola, no momento à dois, toda a fricção e os movimentos do sexo fazem com que bactérias de algumas partes do corpo sejam transferidas para outras. Tanto do parceiro para a mulher, quanto da própria mulher.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

Cystex é indicado como antisséptico das vias urinárias nos casos de disúria (dificuldade de urinar), dor, ardor e desconforto para urinar.