Como descobrir se uma marca e vegana?

Perguntado por: haraujo6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Os produtos devem ser livres de testes em animais! Marcas veganas de cuidados com a pele e cabelos confirmaram a seus clientes que não testam ingredientes em animais, não testam o produto final em animais e não vendem o produto em nenhum país que exija testes. Vegan Action e o logotipo da Vegan Society!

Mais sobre o assunto
Mas, você sabe como identificar um perfume vegano? Além de não ter sido testado em animais, característica que as fabricantes costumam destacar na embalagem, o produto não deve conter alguns ativos na composição que, ao ler, podem passar despercebidos por quem é leigo no assunto.

Confira algumas das principais marcas cruelty free que já foram certificadas e não testam em animais nem usam ingredientes testados dessa forma: Anna Pegova, O Boticário, Pachamama, Granado, Phebo, Aesop, Natura, The Body Shop, Weleda, Marc Jacobs, Eudora, Quem Disse Berenice?, Beauty Box, Vult, entre outras.

Os produtos veganos são aqueles que não possuem nenhum ingrediente de origem animal. Já os produtos cruelty-free são aqueles que não fazem testes em animais em nenhuma etapa de seu processo.

Por que é importante usar produtos testados dermatologicamente? Os produtos dermatologicamente testados vêm com essa descrição na embalagem ou com algum selo identificando essa característica. É fundamental observar isso nos rótulos para adquirir apenas os que foram submetidos aos testes.

O termo Cruelty-Free (livre de crueldade, em português), significa que um produto não é testado em animais antes de ser liberado para comercialização, ou ainda, que não houve nenhum tipo de exploração animal para a sua produção e demais processos envolvidos em sua fabricação.

R$ 850

O gasto parte de R$ 850 —esse é o piso da taxa anual de licenciamento para ostentar o Selo Vegano, da SVB. Em sua página na internet, a entidade diz que mais de 3.000 produtos trazem a sua certificação no Brasil.

Aliás, muitas vezes, o que justifica o preço mais alto de um produto vegano é justamente a demanda, que é muito inferior à de produtos não-veganos. “Mas aí você tem duas opções: comprar ou aprender a fazer”, afirma Raquel, que completou um ano de veganismo em setembro de 2021.

Os produtos veganos são aqueles que não contêm nenhum produto ou subproduto de origem animal. Isso inclui itens como alimentos, roupas, cosméticos e produtos de limpeza.

Duron Vegan / #96d7af código de cor hex
O código de cor hexadecimal #96d7af é uma claro médio forma de verde ciano. No modelo de cor RGB #96d7af é um compromisso de 58.82% vermelho, 84.31% verde e 68.63% azul.

O veganismo luta para acabar com o consumo de carne e de alimentos de origem animal e pelo fim de qualquer tipo de exploração animal. E isso vem dando resultados: grandes marcas estão deixando de usar animais em testes, por exemplo.

Justamente por conta desse costume e apego, buscamos reproduzir alimentos que lembram a textura, o sabor e o gosto de produtos de origem animal que resgata muitas vezes um sentimento em relação a um determinado preparo.

O Naturelle da Chloé é um dos perfumes veganos mais conhecidos e queridos dessa lista. De origem 100% natural, vegana e ética, o perfume tem aroma fresco e floral que acalma e desperta o espírito.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles.